Segunda-feira
15 de maio
Sozinha
“E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.” Mateus 28:20

Quando eu fazia aqueles testes de personalidade no colégio, sempre parecia oscilar no limite entre introvertida e extrovertida, em algum ponto entre socialização e isolamento. Digo isso honestamente, já que minha mãe é abertamente social – falando, viajando, feliz no meio da mais sonora e movimentada multidão. É provável que meu pai, por outro lado, ficasse perfeitamente feliz vivendo no mato, em algum lugar onde os vizinhos fossem apenas ursos e mosquitos. Sou o produto desses dois opostos: ansiando por isolamento, mas também ansiando por socialização. Perfeito para uma cantora/compositora que gosta da introversão para compor músicas e da extroversão para interpretá-las.

Recentemente, após encerrada uma pequena reunião social que organizei, concluí que a razão pela qual estou constantemente organizando e promovendo encontros é porque a garotinha dentro de mim, aquela que luta com seu lado introvertido, tem medo de não ser convidada se ela não se encarregar dos convites. Embora pareça que tenho sob controle a oscilação entre extroversão e introversão, ainda me acho solitária às vezes, e mergulho nas minhas canções, dizendo para mim mesma: De qualquer maneira, não preciso das pessoas. Mas preciso. Uma das minhas canções, “Circles” [Círculos], aborda essa ladeira de mão dupla.

Quando escrevi as palavras dessa canção, eu me sentia traída por minhas amigas. Achava que, se eu desaparecesse, ninguém notaria. Contudo, também encontrei Jesus. Descobri que Ele é suficiente para preencher a lacuna mais ampla e escura da solidão em minha alma. Jesus passou por longos períodos de solidão (no deserto) e ocasiões em que Seus amigos íntimos O traíram (no jardim do Getsêmani). Finalmente, ao passar pela traição daqueles que Ele criara e pela escuridão da separação do Único que restava, Seu Pai no Céu, Ele ficou completamente sozinho (Mt 27:46).

Ele passou por essa experiência toda a fim de que o Espírito Santo pudesse vir e para que nós nunca ficássemos completamente sozinhas. “E Eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos” (Mt 28:20). Uma das ciladas favoritas do diabo é fazer com que as pessoas se sintam isoladas, mas nós temos um Consolador, Conselheiro e Ajudador por meio do Espírito Santo. Aproxime-se dEle hoje. “E Eu pedirei ao Pai, e Ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre” (Jo 14:16).

Alison Brook