Quinta-feira
16 de agosto
Sublinhado e negrito
Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. Provérbios 13:3

Se você estiver conversando pelo WhatsApp e seu interlocutor escrever: “ESTOU FALANDO SÉRIO COM VOCÊ”, possivelmente, por causa das letras em caixa alta, você entenderá que a pessoa está irritada. O que você faz para enfatizar parte de uma postagem de texto no Facebook? Usa caixa alta? Negrito? Sublinhado? Há muitos recursos para isso. Mesmo em textos formais como documentos de registro de nascimento ou casamento, algumas coisas vêm em negrito ou itálico como forma de dar ênfase à informação.

Os escritores bíblicos não tinham esse recurso, mas usavam outra estratégia para dizer que uma parte do texto era importante ou muito relevante. Eles usavam a repetição. Se você observar alguns trechos bíblicos, perceberá que alguns elementos se repetem muito. Essa era a forma de dizer que o assunto é importante.

O versículo de hoje é uma dessas ênfases por repetição do texto sagrado. O assunto destacado é o cuidado com o que se fala. Salomão aborda esse tema muitas vezes em provérbios, mas muitos outros autores bíblicos também fazem alertas sobre esse assunto. Se o Espírito Santo inspirou os profetas a falar tanto sobre isso, todos nós precisamos dar atenção a esse tema.

Infelizmente, mesmo entre o povo de Deus, há pessoas que falam mal das outras, trocam acusações e fazem fofocas; isso enfraquece o corpo de Cristo e tira o foco da missão divina. Quando coisas desse tipo ocorrem, a igreja fica parecida com um exército que, em vez de atacar o inimigo, atinge os próprios soldados. Ao ver cenas assim, o inimigo assiste satisfeito àqueles que deveriam combatê-lo, destruindo-se mutuamente. Uma igreja em que as pessoas fazem fofoca ou usam de calúnia e difamação é um exército que se autodestrói e fortalece o inimigo.

A respeito do uso que devemos fazer de nossa capacidade comunicativa, o salmista escreveu: “Também a minha língua sempre falará dos Teus atos de justiça, pois os que queriam prejudicar-me foram humilhados e ficaram frustrados” (Salmo 71:24). Essa é uma boa decisão. Deus a destacaria com negrito e sublinhado.

Desafio você hoje a ficar calado sempre que não tiver algo de bom a dizer de alguém. Com a ajuda de Deus, isso será possível.