Quarta-feira
05 de junho
Sufoco na mata
O ódio provoca dissensão, mas o amor cobre todos os pecados. Provérbios 10:12

O apuizeiro é uma árvore da floresta amazônica que tem nas aves seu principal aliado. São elas, praticamente, as únicas responsáveis pela multiplicação dessa planta. O apuí, fruto do apuizeiro, é doce e atrativo ao paladar dos sanhaços e outros pássaros da família dos traupídeos. Eles o ingerem com as sementes, que atravessam intactas o seu tubo digestivo.

Em suas idas e vindas, deixam as fezes sobre grandes palmeiras, as árvores que mais gostam de frequentar. Então, entre os pecíolos das folhas, as sementes do apuí germinam. Uma frágil plantinha surge, lançando na direção do solo uma raiz faminta que começa a descer e a descer. Ao alcançar o solo, ela mergulha com a força e a calma que a natureza lhe concedeu. E enquanto se alimenta vai mandando energia e vitalidade para cima. Então, novas raízes surgem e fazem o mesmo caminho.

Agora, como um polvo esticando seus tentáculos, raízes de todos os lados envolvem, em um abraço mortal, a pobre palmeira, a infeliz hospedeira da semente do apuí. Ao fim de alguns anos dessa tragédia silenciosa só resta o apuizeiro, vigoroso e nada parecido com sua frágil origem. O monstro vegetal apertou, asfixiou e desenvolveu ao redor do tronco da palmeira o próprio tronco. O mecanismo de multiplicação do apuí não é perfeito porque envolve a morte de outra planta. Mas ele nos ensina uma lição importante.

Entre as grandes nações do mundo existe a ideia de que a paz se consegue com guerras e armas atômicas. Mas a Bíblia diz que o ódio só faz aumentar a violência e sufocar o amor. É como a semente do apuí. Se houver as condições mínimas, ela cresce. A guerra, a violência e o ódio só podem fazer crescer aquilo que lhes é familiar: o ódio, a violência e a guerra.

O amor também faz crescer, só que provoca o efeito contrário. Elimina, por meio do perdão, todas as transgressões. O amor cresce com coisas pequenas como um sorriso ou uma palavra de reconhecimento sincero ao trabalho feito pelo outro. Ambos, o ódio e o amor, têm a capacidade de abafar alguma coisa. Ao iniciar este dia, peça a Deus para fazer crescer em você o Seu amor, e não permita que as aves do mal semeiem em seu coração o ódio que sufoca e mata a esperança da vida em amor.