Sexta-feira
14 de julho
SUPERANDO A VERGONHA
Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio. 2 Timóteo 1:7

Deus criou todas as coisas belas, perfeitas e estáveis. A narrativa bíblica da criação termina da seguinte forma: “O homem e sua mulher viviam nus, e não sentiam vergonha” (Gn 2:25). Essa era a condição humana antes da entrada do pecado: não havia medo, timidez nem qualquer outro sentimento negativo. 

No entanto, após Adão e Eva caírem em transgressão, imediatamente sentiram-se nus e tiveram medo, fruto de sua escolha errada. Em resposta ao chamado do Senhor, Adão respondeu: “Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi” (Gn 3:10). 

A vergonha é a prima do medo. Trata-se de uma sensação de perda, de inferioridade, uma experiência de acreditar que somos defeituosos e, portanto, indignos de receber amor e aceitação. Você já sentiu vergonha de alguma coisa que fez ou de alguma parte do seu corpo? 

Todos nós sentimos vergonha ou timidez em alguma situação da vida. Até o grande libertador Moisés se sentiu desqualificado para a tarefa proposta por Deus. Ele disse: “Ó Senhor! Nunca tive facilidade para falar, nem no passado nem agora que falaste a Teu servo. Não consigo falar bem!” (Êx 4:10). 

Talvez você tenha a mesma dificuldade de Moisés: falar em público. Quando chamam você para pregar, apresentar um trabalho ou até para falar em uma roda de amigos, você já começa a tremer e suar frio? Saiba que você não é o único. Pesquisas mostram que 60% dos brasileiros têm pavor de falar em público. 

Gostaria de propor algumas dicas simples que poderão ajudá-lo a superar esse sentimento. Em primeiro lugar, ore a esse respeito. Deus quer “cobrir sua nudez” e tirar sua vergonha, dando-lhe coragem e uma boa autoestima. Ele disse a Moisés: “Quem fez a boca do homem? […] Não [foi] eu, o Senhor? Agora vá, e Eu serei com a sua boca e lhe ensinarei o que você deve falar” (Êx 4:11-12). 

Outra dica: você só vencerá a vergonha enfrentando-a. Se tiver que falar em público, treine bastante antes. Grave a sua fala no celular. A vitória só é alcançada mediante esforço e perseverança. E lembre-se: com Deus ao nosso lado, teremos equilíbrio, sabedoria e coragem!