O tamboril é um peixe de água salgada que vive a cerca de 300 metros de profundidade. No planeta existem 168 espécies conhecidas desse peixe, todas muito exóticas, com uma cabeça grande e um corpo achatado. A fêmea chega a ter 60 vezes o tamanho do macho, e este, por sua vez, é muito mais sensível. Quando atinge a fase adulta, o macho desenvolve alguns problemas digestivos que o impedem de se alimentar sozinho. Então, ele usa seus pequenos dentes para se unir literalmente à fêmea, extraindo dela os nutrientes para sobreviver. Assim, os dois se fundem e se tornam “um só peixe”, formando uma união que permanece até a morte!
Eu sei que essa ilustração não é atrativa, mas ilustra vagamente o conceito de união entre um homem e uma mulher apresentado em Gênesis 2:24. Tal união é efetivada no ato sexual, que é a “supercola” do relacionamento conjugal. Sobre essa aliança, o apóstolo Paulo comenta: “Vocês não sabem que aquele que se une a uma prostituta é um corpo com ela? Pois, como está escrito: ‘Os dois serão uma só carne’” (1Co 6:16).
Quando um homem e uma mulher se relacionam sexualmente, libera-se na corrente sanguínea um hormônio chamado oxitocina. Esse hormônio está associado à nossa capacidade de manter relacionamentos interpessoais e laços de amor. A oxitocina também está associada ao vínculo afetivo entre mãe e filho por ocasião do nascimento e da amamentação.
Em Gênesis 2:24, observa-se ainda que o verbo “unir” vem da palavra hebraica davaq, que significa “aderir” ou “colar”. Deus instituiu o sexo no âmbito do casamento para promover a união entre esposo e esposa. É claro que isso não envolve apenas componentes físicos e químicos, mas engloba também aspectos emocionais e espirituais. Trata-se de uma aliança sagrada que não deve ser rompida nem banalizada, como adverte o sétimo mandamento: “Não adulterarás” (Êx 20:14).
Portanto, preserve a sua intimidade para o momento certo, com a pessoa certa. É melhor colar com o “peixe” que o Senhor fisgou para você do que ficar “nadando” em busca de “traíras”. E se você enfrenta dificuldades no casamento, lute por ele. Afinal, o que Deus “colou” ninguém no mundo deve separar.