De vez em quando somos envolvidos por problemas. Às vezes, eles aparecem repentinamente no meio do caminho; outras vezes, nós os provocamos. Nessas horas, não adianta mudar de cidade, esconder-se debaixo dos lençóis nem ficar deitado dia e noite. Nada disso resolve a situação. Resta-nos, então, lutar para solucioná-la.
O que precisamos ter em mente é que sempre teremos dificuldades. Devemos ser confiantes porque a dor passa e não dura para sempre. Um problema muito complicado no momento pode ser apenas a primeira parte da luta que vai desenvolver em você musculatura espiritual. Privações, decepções e angústias são situações inevitáveis, conforme Cristo nos alertou: “Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16:33). É irreal sonhar com uma vida sem sofrimento. Somos pecadores e vivemos em um mundo transtornado pelo pecado. A dor, o fracasso, as perseguições e os problemas fazem parte da jornada, mas não devem limitá-la. Precisamos encarar a realidade sem desespero.
Se você está angustiado, apegue-se à Palavra de Deus, dê tempo ao tempo e deixe a poeira baixar. O Senhor proverá uma solução para seus problemas. Em seu plano para resgatar a humanidade, Jesus experimentou muito sofrimento. Por amor, não fugiu da dor, da aflição, da angústia e da morte. Ele trilhou nossa estrada e venceu por nós. Agora, esse é o nosso trajeto, essa é a nossa realidade, e devemos enfrentá-la. Nos dias de provação intensa, parece que Deus está distante, mas preste atenção, e você perceberá que Ele está na luta com você. A promessa do Senhor é real e deve ser lembrada: “Este é o meu consolo no meu sofrimento: A Tua promessa dá-me vida” (Sl 119:50).