Sábado
16 de fevereiro
Surpresa, surpresa!
Naquele momento os Seus discípulos voltaram e ficaram surpresos ao encontrá-Lo conversando com uma mulher. Mas ninguém perguntou: “Que queres saber?” ou: “Por que estás conversando com ela?” João 4:27

Desde o início dos tempos, Deus surpreendeu Seu povo, nem sempre agindo como eles esperavam que Ele o fizesse. Maravilhei-me com essa ideia na história de Rute. Ela se casou com Malom, que morreu. Então, casou-se com Boaz em um casamento cujo propósito era fornecer descendentes e preservar o nome do esposo morto. Mas, em Rute, a genealogia passa por Boaz, não por Malom.

Todos estamos familiarizados com histórias em que o filho mais novo obteve a bênção em lugar do filho primogênito: Abel, Isaque, Jacó, José, Efraim, Davi. O rei Salomão não era o próximo na linhagem para ser rei – ele não era o filho mais velho de Davi nem o príncipe herdeiro, mas obviamente foi escolhido por Deus. E havia aquelas mulheres estéreis que tiveram bebês de forma surpreendente: Sara, Rebeca, Raquel, Ana e Isabel. Para não falar da surpresa que Maria teve quando o anjo a visitou!

Ao longo de Sua curta vida, Jesus foi uma pessoa surpreendente. Quando realizou o primeiro milagre, o mestre do banquete ficou surpreso com a melhor qualidade do vinho (Jo 2). Muitas vezes, depois de Jesus realizar um milagre ou responder a Seus acusadores e críticos, a Bíblia diz que as pessoas ficavam maravilhadas – isto é, bem mais que surpresas. No texto de hoje, os discípulos ficaram surpresos com o fato de Jesus estar conversando com uma mulher. Judeus corretos não faziam isso. E foi para essa pessoa – estrangeira, mulher e samaritana! – que Jesus declarou publicamente, pela primeira vez, que Ele era o Messias. E foi a uma mulher que Jesus apareceu pela primeira vez após a Sua ressurreição e a quem Ele deu uma mensagem para Seus discípulos e Pedro. Claro, os homens não acreditaram nas mulheres no início. Surpresa, surpresa!

Quando Jesus Se encontrou com Nicodemos à noite, disse a ele: “Não se surpreenda pelo fato de Eu ter dito: É necessário que vocês nasçam de novo” (Jo 3:7).

Então, que surpresas tem nosso Senhor colocado em sua vida ultimamente? Talvez a mais incrível de todas seja que, enquanto ainda pecadoras, Ele nos amou e morreu por nós (Rm 5:8). Isso é surpreendente – incrível, insondável!

Ardis Dick Stenbakken