Você teme a Deus ou tem medo Dele? No contexto bíblico, temor e medo são coisas diferentes. Ter medo do Senhor é algo indevido. Deus não representa uma ameaça para quem O ama. Por outro lado, temê-Lo é necessário e envolve pelo menos três aspectos da vida cristã: adoração, amor e serviço.
O primeiro aspecto do temor a Deus está explícito em Gênesis 22:5: “Disse ele [Abraão] a seus servos: Fiquem aqui com o jumento enquanto eu e o rapaz vamos até lá. Depois de adorarmos, voltaremos.” Adorar envolve entrega total. O contexto do versículo anterior é o momento no qual Abraão estava subindo o monte para sacrificar o filho Isaque. Como pode haver adoração em uma situação como aquela?
Adoração consiste em plena submissão à vontade divina. Abraão não compreendia tudo a respeito da ordem que recebera do Céu; mas, como adorar o Criador significa obedecer-Lhe mesmo quando não entendemos tudo o que Ele pede, Abraão subiu o monte Moriá com o filho.
Temer a Deus envolve um segundo aspecto: o amor. Muitas pessoas nos tempos em que vivemos têm uma concepção errada sobre esse sentimento. Infelizmente, o amor se tornou algo banalizado. Em muitos relacionamentos curtos e superficiais, a palavra amor é usada de forma leviana. Mas amar a Deus envolve compromisso e é mais do que um sentimento. Amar a Deus leva-nos em direção à Sua vontade.
Em Deuteronômio 11:13, lemos que devemos “amar o Senhor [nosso] Deus, e […] O servir de todo o [nosso] coração e de toda a [nossa] alma” (ARC). Precisamos amar a Deus sem restrições, com tudo o que temos e somos. Às vezes, isso não é fácil porque envolve abrir mão de coisas que gostamos, em prol das que Deus gosta.
O serviço é a terceira característica de um cristão que teme a Deus. Infelizmente, é comum vermos professos cristãos cuja única atividade religiosa que exercem é sair de casa, ir até a igreja e “assistir” ao culto. Não são ativos na causa de Deus. É certo que nem todos estarão nos púlpitos pregando. Mas Deus deu diversos dons à igreja, e cada membro deve trabalhar de acordo com os dons recebidos. Ninguém ficou sem receber pelo menos um dom.
Temer a Deus aprofundará nossa intimidade com Ele. Não tenha medo de Deus; tenha o temor Dele.