Domingo
13 de março
Tempos estranhos
Saiba disto: nos últimos dias sobrevirão tempos terríveis. 2 Timóteo 3:1

O ser humano às vezes é bem contraditório. E, com o passar do tempo, isso fica cada vez mais claro. Analise, por exemplo, o descompasso que há entre o avanço tecnológico, por um lado, e o desenvolvimento social, por outro. A empresa norte-americana SpaceX é uma boa ilustração. Ela é parte do conglomerado que promete revolucionar o presente e o futuro da humanidade. Um dos projetos da SpaceX é construir uma cidade habitável em Marte, como alternativa a um possível colapso do planeta Terra. Assim, em 30 de maio de 2020, a SpaceX se tornou a primeira empresa privada a enviar um foguete à órbita extraplanetária. Essa façanha gerou grande rebuliço nas redes sociais, especialmente por causa do contexto de crise em que o mundo inteiro estava, muitos em isolamento social e, em alguns lugares, em lockdown. As pessoas mal podiam sair de casa; sequer para ir à farmácia. Alguém chegou a comentar: “Que tempos estranhos! Conseguimos ir ao espaço, mas não podemos ir até a esquina.”

Tempos estranhos mesmo! A Bíblia descreve os últimos dias como tempos terríveis. Por quê? O ser humano se tornaria o maior de todos os problemas. Parece ironia, mas não é. É pura realidade. Vivemos tempos difíceis. Pais e filhos, dentro da mesma casa, usam o telefone para se comunicar em vez de conversarem cara a cara. Em alguns países, o número de divórcios já supera o de casamentos. Há um projeto para sobrevivência da população no espaço, contudo a vida na Terra está sendo dizimada pela irresponsabilidade humana. Pessoas matam e morrem por motivos banais. Pais e mães abandonam suas famílias. Filhos matam pais, pais matam filhos; mães jogam bebês recém-nascidos na lata do lixo; adultos violentam crianças; adolescentes se prostituem para sobreviver; políticos roubam a nação; cidadãos subornam funcionários públicos. Enfim, o caos parece inevitável, e o egoísmo e a avareza estão no centro desse turbilhão.

Apesar de tudo isso, a Bíblia nos anima a ter esperança, pois Deus está no controle da história. Muito em breve, Jesus voltará para buscar Seus escolhidos e conceder-lhes a vida eterna. Você gostaria de estar entre eles? Tem planos de fazer essa viagem interplanetária? Trocaria uma temporada em Marte pela eternidade no Céu? Aperte o cinto. Estamos a ponto de decolar!