Quarta-feira
10 de maio
TENHA CORAGEM
Não fui Eu que lhe ordenei? Seja forte e corajoso! Não se apavore, nem desanime, pois o Senhor, o seu Deus, estará com você por onde você andar. Josué 1:9

Na obra Guerra dos Judeus, o historiador Flávio Josefo narra vários conflitos sangrentos ocorridos entre judeus e romanos, num período que abrange cerca de três séculos (164 a.C. a 73 d.C.). A descrição é cheia de detalhes, afinal o próprio historiador enfrentou na pele a ferrenha perseguição romana, ao filiar-se aos seus compatriotas judeus. 

No terceiro livro, Josefo descreve a impressionante resistência do povo judeu frente ao cerco promovido pelo imperador Vespasiano. Ao longo de 47 dias, os judeus que moravam na cidade de Jotapate suportaram as estratégias inimigas com inigualável coragem. Josefo os descreve atirando caldeirões de óleo fervente em cima dos soldados romanos, que, atingidos, caíam ao chão se contorcendo de dor. Outra estratégia foi espalhar sobre as pontes uma porção de feno cozido, que as tornavam tão escorregadias que os soldados não conseguiam ficar em pé e caíam confusamente uns sobre os outros. No entanto, o poderio militar romano prevaleceu e dominou a cidade. 

Ainda no mesmo volume, Josefo descreve outra história dramática, mas que não foi marcada pela coragem e bravura. Para não sofrerem nas mãos dos romanos, muitos judeus foram à cidade litorânea de Jope e fugiram nos barcos que estavam atracados na praia. Contudo, foram surpreendidos por uma forte tempestade naquela noite. Os barcos se chocaram nas rochas que ficavam à beira-mar, e seus tripulantes morreram afogados. Outros judeus, desesperados, acabaram tirando a vida dos seus próprios companheiros. Josefo menciona que o mar ficou tinto de sangue. No dia seguinte, contaram-se cerca de 4.200 corpos atirados à praia. Foi assim que os romanos dominaram os judeus sem precisar lutar. 

Eu não sei quais são as “guerras” que você precisa enfrentar hoje. Talvez um problema familiar, uma prova na faculdade ou um desafio no trabalho. Convido você a lutar ao lado do Senhor dos Exércitos. Ele não conhece derrota e tem poder para derrubar qualquer inimigo. Ele diz: “Não tenha medo. Seja forte e corajoso! Encare bravamente os problemas, e Eu o ajudarei a vencer as batalhas de sua vida.” Você aceita o convite?