Na correria da vida, precisamos desenvolver uma virtude essencial: a paciência. Ela é conhecida como a “ciência da paz”, ou seja, a capacidade de esperar, de ser tolerante e de suportar desafios. A paciência é uma característica típica da personalidade madura, de alguém que não se desvia de um propósito nem mesmo diante das maiores provas.
Você é uma pessoa paciente? Consegue suportar o tempo, as dificuldades e os “atrasos” da vida? Infelizmente essa virtude tem se tornado cada vez mais escassa em nossa sociedade. Com o avanço da tecnologia e das facilidades, ninguém gosta de esperar nem um segundo sequer. Se um site demora para abrir ou uma mensagem não chega instantaneamente, já ficamos irritados. Filas? Nem pensar! Queremos as soluções “aqui e agora”.
Enquanto em nossa cultura queremos tudo “para ontem”, a Bíblia nos convida a esperar no Senhor. É claro que nem sempre as respostas de Deus chegam na hora que desejamos, mas podemos estar certos de que elas virão mais cedo ou mais tarde. Nesse tempo em que permanecemos na “sala de espera” de Deus, Ele aproveita para nos transformar e desenvolver em nós a paciência e a perseverança.
Do Gênesis ao Apocalipse, encontramos histórias de pessoas que aprenderam a esperar em Deus. Abraão, por exemplo, não se tornou pai em um dia, mas esperou 25 anos para ter o filho da promessa. José não se tornou governador logo ao chegar ao Egito, mas passou cerca de 13 anos trabalhando na casa de Potifar e depois na prisão. Moisés não libertou o povo de Israel da noite para o dia, mas enfrentou 40 anos de espera no deserto. Da mesma forma, Davi precisou esperar longamente para se tornar rei de Israel.
E você, há quanto tempo tem esperado as respostas de Deus? Tem pedido algo ao Senhor, mas parece que suas orações não são ouvidas? Ellen White escreveu: “A toda oração sincera há de vir a resposta. Talvez não venha exatamente como desejamos ou ao tempo em que a esperamos; mas virá pela maneira e na ocasião em que melhor há de satisfazer à nossa necessidade” (Obreiros Evangélicos, p. 258).
Se hoje você espera algo do Senhor, tenha paciência. Deus não demora. Deus capricha. Vale a pena esperar Nele.