Existem muitos capítulos na Bíblia que falam sobre Davi, o rei mais importante de Israel. São 66 ao todo, além das 59 referências diretas feitas a ele no Novo Testamento. Sou fã de suas histórias, mas há uma que eu gostaria que não tivesse existido. É uma página estranha e confusa. Mas talvez seja o ponto de sua trajetória em que ele mais se pareça conosco.
Davi estava no palácio. A promessa recebida com a unção havia se cumprido. O menino pastor havia se tornado rei de Israel. Davi já não fugia de Saul. Davi tinha um trono, tinha ruas em Israel com seu nome. Ele era rei. Mas a Bíblia não escondeu o relato de uma tarde mal-utilizada, em que Davi deixou de ir à guerra; ficou em casa; deixou de olhar para frente, para as terras a conquistar, para os inimigos a vencer; deixou de olhar para a missão. Pior que isso, deixou de olhar para o Deus da guerra e da missão. Davi deixou de olhar para cima. Esqueceu-se de olhar para os lados, para o povo que depositara nele toda a sua confiança. Sabe para onde seus olhos o levaram?
O verso de hoje diz que ele olhou para baixo, pois “do terraço viu uma mulher”. Quando deixamos de olhar para frente, para nossa missão profética; quando deixamos de olhar para os lados, para as pessoas que precisam conhecer a mensagem divina, deixamos de olhar para o Dono da missão. Consequentemente, olhamos para baixo, para o que nos faz cair.
Para onde você tem olhado? O que tem atraído sua atenção? Davi olhou para baixo e viu uma mulher. Hoje em dia não é preciso ir ao terraço para cobiçar o corpo de alguém. Basta abrir uma janela no navegador de internet ou instalar um aplicativo. As redes sociais estão repletas de terraços onde Davis modernos têm passado horas olhando para baixo. A pornografia é a indústria que mais destrói casamentos do presente e do futuro. Ela deixa tatuagens na memória e mina os afetos reais.
Hoje é dia de olhar para o alto. Deus conhece suas lutas e tentações. Olhe para cima e confesse. Olhe para cima e peça poder para resistir ao mal. O Eterno mudou a história de Davi e pode mudar a sua também. Olhe para cima e creia.