As pessoas testemunham de Deus de várias maneiras. Algumas testemunham como donas de casa, algumas como professoras, outras como evangelistas e outras escrevem livros para nos ajudar a compreender a Bíblia. Tenho o privilégio de ser professora, bem como mãe, esposa, bibliotecária, auxiliar de enfermagem e vendedora de imóveis. Agora, aposentada, tenho uma nova maneira de testemunhar – como voluntária na comunidade.
Eu queria fazer a diferença para Jesus, e agora trabalho como defensora especial, nomeada pelo tribunal, no sistema judiciário juvenil do meu país. Ajudo crianças que foram removidas de seus pais por várias razões, como agressão física, abuso doméstico, abuso de drogas ou álcool ou, simplesmente, negligência. Lamento suas terríveis circunstâncias, mas aprecio lidar com detalhes que ajudam a encontrar lares seguros e permanentes para essas crianças.
Como preparo para esse trabalho, passei por 30 horas de treinamento e fiz 30 horas de estudo independente, que incluiu observação na vara da infância. Cada caso é inteiramente diferente do outro. Aprendo algo novo todos os dias. Parte do meu trabalho envolve colaborar com até cinco advogados, o Departamento de Serviços da Infância e o juiz do tribunal juvenil. Além disso, estão os pais, de variadas personalidades, e os filhos com quem interajo. Algumas das crianças são bebês nascidos de mães viciadas em metanfetamina. Assim, os bebês passam agora por testes para identificar drogas que possam estar em seu organismo devido ao vício da mãe.
Um funcionário é nomeado para cuidar do caso de cada criança; ela é colocada com um parente ou em um lar adotivo, até que a mãe ou os pais compareçam ao tribunal. Se for um caso difícil, o juiz pode solicitar que um voluntário da defensoria infantil especial também trabalhe no caso.
Se eu me sinto gratificada ao ver meus esforços como testemunha e voluntária para Jesus resultarem no fato de crianças feridas encontrarem um lar seguro e permanente, pense no júbilo que Cristo – que Se apresentou espontaneamente para morrer em nosso lugar – experimentará um dia, quando vier para levar Seus filhos ao seguro, permanente, belo e eterno lar!
Loraine F. Sweetland