Certo dia, eu estava conversando com um dos meus muitos sobrinhos e explicando a ele o que Deus requer de um cristão. Meu querido sobrinho não crê no cristianismo. Ele acredita que esse seja um sistema de crenças usado para controlar as pessoas. Expliquei-lhe que ser cristão significa aceitar a Cristo como Salvador pessoal e manter um relacionamento de amor com Ele, o que nos levará a fazer Sua vontade.
Enquanto continuávamos a conversa, expliquei-lhe que ser um cristão autêntico é seguir a vontade de Deus, porque nós O amamos e porque Seu Filho, Jesus Cristo, nos ama tanto que morreu para nos salvar dos nossos pecados.
Os cristãos devem ter uma ligação muito próxima com Cristo a fim de obedecer à Sua vontade. Fazer escolhas para obedecer – na força de Deus – é um processo permanente. Na verdade, é a obra de uma vida inteira. A Bíblia se refere a esse processo como santificação. Podemos fazer todas as coisas por meio de Cristo, que nos fortalece (Filipenses 4:13).
Expliquei que o meio de obter forças em Cristo é falar com Ele por intermédio da oração. Nós O ouvimos pelo estudo da Bíblia. Pedimos a orientação do Espírito Santo para saber qual é a vontade e o propósito de Deus para nossa vida.
Meu sobrinho diz que acredita apenas em Jeová. Assinalei que os cristãos creem em Jeová também. Deus tem muitos nomes, e Jeová é um dos Seus nomes. Significa Senhor. Mostrei-lhe o nome de Jeová na Bíblia (Êxodo 6:3; Salmo 83:18; Isaías 12:2; 26:4).
Durante essa conversa, minha oração era (e ainda é) que meu sobrinho, algum dia, entenda que não podemos fazer nada para salvar a nós mesmos. A disciplina própria para obedecer à lei de Deus não nos salva. Somente o sangue derramado por Jesus pode perdoar nossos pecados e nos purificar.
Eu disse ao meu sobrinho que a única coisa que podemos “fazer” em favor da própria salvação é simplesmente escolher entregar o coração, a vontade e a vida a Deus. Nada temos em nós mesmos para merecer Sua graça, pois, como a Bíblia indica, nossa “justiça” é como trapos imundos à vista de Deus (Isaías 64:6). Oro para que minha família e meus amigos conheçam por si mesmos o amor de Jesus.
Com amor, podemos testemunhar de Jesus àqueles que nos rodeiam, mas somente Deus pode salvar.
Moselle Slaten Blackwell