Um toque pode ser uma força poderosa para o bem ou para o mal. Ensinamos aos nossos filhos, desde pequenos, o que é um toque bom e um toque ruim. Se um toque os fizer se sentir desconfortáveis, eles devem relatar o caso a um adulto que possa protegê-los. Apesar de os contatos físicos e beijos serem muito comuns nos tempos bíblicos, o livro de Levítico proibia muitos tipos de toques. Um hebreu não podia tocar em um animal imundo (Lv 11:8), em uma mulher que tivesse tido um bebê (Lv 12) ou que estivesse no período menstrual (Lv 15:19). Ao fazer essas coisas, as pessoas se tornavam cerimonialmente impuras.
Porém, quando Jesus veio ao mundo, Ele revolucionou a maneira de lidar com as pessoas, pois tocou em muitas para o bem delas. Ele tocou num leproso (Mc 1:41), e o homem curado nunca mais foi o mesmo. Jesus também tocou nos olhos de um cego, que, a partir de então, pôde testemunhar que seus olhos tinham sido abertos (Jo 9:6). E, com um toque de Jesus, a filha de Jairo voltou a viver (Mc 5:41, 42).
É interessante notar que Jesus não apenas levou cura e restauração por meio de Seu toque, como também permitiu que outros tocassem Nele. Você se lembra da mulher que lavou os pés de Jesus com perfume enquanto chorava (Lc 7:37, 38)? Em outra ocasião, uma mulher tocou a barra do manto de Jesus. Ela teve que se apertar por entre a multidão para chegar até Ele. Fico imaginando a urgência e o desejo que ela tinha de conhecer o Grande Médico. Nada a impediria de concluir seu objetivo. Por isso, ela conseguiu o que queria. Apenas o toque no manto de Cristo foi sufi ciente para ela (Mt 9:20-22). Diferentemente daquela mulher, muitas vezes permito que os obstáculos me impeçam de concluir o objetivo de ir a algum lugar ou de fazer alguma coisa.
Existe alguma parte da sua vida que precisa do toque de Jesus? Ou quem sabe Jesus está lhe mostrando que você deve tocar alguém em nome Dele. Minha amiga, permita que Jesus a use hoje, pois qualquer toque feito no nome de Cristo promove transformação.
Joan M. Leslie