Gosto de tomar minhas refeições sem televisão ligada e sem celular à mesa. Meu esposo trabalha próximo de casa e quase todos os dias podemos almoçar e jantar juntos. Sinto-me privilegiada em dividir as refeições com ele. Mas nem sempre é assim. Creio que para você também não deva ser.
Um dos benefícios de fazer as refeições com a família é o tempo disponível para compartilhar os acontecimentos do dia a dia. Além disso, as conexões familiares são fortificadas. Contudo, observando as pessoas ao meu redor, percebo que muitas delas não têm mais esse momento à mesa. E, mesmo quando estão fisicamente juntas, os celulares as distanciam.
A televisão separa os cônjuges. Enquanto um assiste ao noticiário sentado no sofá, o outro está sozinho à mesa. Os filhos comem em horários diferentes e, muitas vezes, em frente à televisão. Essa realidade tem afetado drasticamente os relacionamentos familiares. As pessoas não conversam mais e desconhecem aqueles que vivem debaixo do mesmo teto. Os pais não são amigos dos filhos, os maridos e as esposas se tratam mal, os irmãos se distanciam, e a família se divide.
O pecado é assim. Ele nos afasta daqueles a quem mais amamos, primeiramente de Cristo e depois das pessoas. As distrações do mundo afetam não apenas nosso relacionamento com o próximo, mas também com Deus. Passamos em média seis a sete anos de nossa vida comendo; porém, quantas horas gastamos em redes sociais, verificando e-mails ou assistindo a vídeos on-line? Gastamos tanto tempo nos distraindo que perdemos a oportunidade de nos sentar e passar um momento de qualidade com aqueles a quem mais amamos.
Você tem se sentado e dividido a refeição com seu esposo, filhos, irmãos e amigos? Nunca é tarde para recomeçar. Hoje mesmo você pode fazer isso.
Prepare a mesa com o que você tem em sua casa, coloque os guardanapos, arrume os talheres, faça uma comida gostosa, guarde os celulares, desligue a televisão, ore ao Senhor e convide Jesus para cear com vocês. Se você é sozinha, não se preocupe, prepare a mesa para você e Jesus, pois com Ele você nunca estará só. Tenho certeza de que, ao colocar isso em prática, você colherá bênçãos em seu lar, em seus relacionamentos e em sua vida espiritual.
Thalita Graziella Rossendy