Terça-feira
12 de setembro
Todos, menos Raabe…
Ela, porém, os tinha levado para o terraço da casa e os havia escondido entre as canas de linho que havia colocado em ordem no terraço. Josué 2:6

Você já se questionou sobre a história de Raabe na Bíblia? Eu já. Por exemplo: por que dois homens israelitas iriam para a casa de uma prostituta? Não havia nenhum lugar melhor onde pudessem ficar em Jericó, na casa de um príncipe, de um idoso, ou de outra pessoa? E como Deus pôde usar uma mulher pecadora como Raabe? O fato é que todas nós já pecamos. Deus nos conhece tão bem quanto Ele conhecia Raabe (Salmo 139:4) e Ele também nos escolheu para um propósito, assim como Raabe.

Vamos olhar para alguns atributos interessantes da vida dessa mulher corajosa. Primeiro, Raabe escolheu colocar sua fé no Deus de Israel. Para os dois israelitas em missão especial, ela declarou: “Bem sei que o SENHOR deu esta terra a vocês. […] Porque ouvimos que o SENHOR secou as águas do Mar Vermelho diante de vocês, quando saíram do Egito. […] Porque o SENHOR, o Deus de vocês, é Deus em cima nos céus e embaixo na terra” (Josué 2:9-11). Raabe baseou sua fé no poder inequívoco de Deus e no cuidado Dele para com Seu povo.

Segundo, Raabe não somente confiou em Deus , mas também humilhou seu coração diante Dele por meio da obediência. Ela arriscou a vida para salvar os homens de Deus, em vez de os entregar ao rei de Jericó e lucrar com isso. Que nós possamos ficar ao lado de Deus nos momentos de dificuldade e ser fiéis como Raabe.

Por fim, Raabe não era egoísta. Ela pediu para que, ao atacar Jericó, eles tivessem misericórdia não apenas dela, mas também de seus parentes: seu pai, sua mãe, seus irmãos e toda a sua casa. Ela tinha compaixão pelos outros. Ah, quantas vezes somos egoístas em nossas orações e não demonstramos compaixão por outras pessoas. Que possamos seguir o bom exemplo de Raabe.

Assim como essa mulher, você pode ser culpada de algum pecado e ter perdido a esperança. Mas Deus tem um propósito para você e para aqueles que você ama. Ouça a voz Dele e creia. Um dia, quando Ele voltar para nos levar para casa, iremos comemorar com Jesus e os santos no Céu. Mas temos que nos preparar para esse momento enquanto ainda estamos neste mundo.

Que o Espírito Santo toque em nosso coração, a fim de que possamos nos valer das misericórdias do Senhor e permitir que Suas bênçãos fluam em nossa vida por meio da bondade que mostraremos aos outros.

{ Philomina Edu }