O garoto chega da escola chateado e vai direto procurar sua mãe. Ele a encontra lavando as louças na cozinha. Sem rodeios, o menino faz uma pergunta: “Mãe, eu sou bonito?” A mãe deixa o prato, fecha a torneira, enxuga as mãos, abraça o filho querido e diz: “O importante é que a mamãe ama você.” O garoto ficou um pouco decepcionado com a sinceridade amorosa da mãe.
Você já conheceu alguém que, à primeira vista, considerou feio, mas, depois de conviver com aquela pessoa, sua opinião sobre a aparência dela mudou? O diferencial não foi nenhuma cirurgia plástica nem a resolução de seu problema de visão. O que aconteceu é que, ao conhecer melhor a pessoa, o que ela tinha por dentro, seus sentimentos, alegria e bom humor foram fazendo com que você a visse por uma perspectiva diferente.
O contrário também acontece. Uma pessoa com uma beleza exterior notável pode se tornar feia depois de um tempo de convívio. Não porque ela tenha mudado esteticamente, mas seu modo ruim de agir impede que a beleza física se destaque e ressalta os aspectos negativos de sua personalidade.
Alguém disse certa vez que existem quatro tipos de pessoas: A bela-bela, a bela-feia, a feia-bela e a feia-feia. A bela-bela é aquela pessoa que é bonita por dentro e por fora. A bela-feia é aquela que é bonita por fora, mas não por dentro. A feia-bela é aquela que é bonita por dentro, mas nem tanto por fora e a feia-feia é aquela pessoa que é feia por dentro e por fora.
Não devemos estar tão preocupados com o pensamento dos outros sobre nossa aparência física. Os padrões de beleza de nossa sociedade são arbitrários e, muitas vezes, irreais. Nossa grande preocupação deve estar em como somos por dentro.
A alegria de viver faz com que nos tornemos bonitos. As pessoas gostarão de estar perto de nós, se perceberem que as colocamos “para cima”, que sempre temos uma palavra de ânimo e procuramos ver sempre o lado bom da vida.
Onde podemos encontrar alegria permanente? A Bíblia diz: “Alegrai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, alegrai-vos” (Filipenses 4:4, ARA) e diz também: “Alegrai-vos no Senhor, e regozijai-vos, vós os justos; exultai, vós todos que sois retos de coração” (Salmo 32:11, ARA).
Se vivermos com Cristo, seremos lindos sempre, independentemente de como somos por fora. A verdadeira beleza está no coração de quem ama a Deus!