Para ter paz com as pessoas de seu convívio, uma das virtudes necessárias é a tolerância. Jules Lemaitre escreveu que “a tolerância é a caridade da inteligência”. Buscando desacreditar a mensagem cristã, os críticos do cristianismo frequentemente dizem que os seguidores de Jesus são intolerantes.
No livro E se Jesus não Tivesse Nascido?, D. James Kennedy e Jerry Newcombe rebatem esse tipo de acusação mostrando o que é a verdadeira intolerância e como ela é praticada em outras partes do mundo: “A ironia dos libertários civis, que estão promovendo ‘a Inquisição americana’ contra quaisquer vestígios da herança cristã nos EUA, é que as liberdades civis são um subproduto da fé cristã. […] Nos Estados Unidos hoje, as crenças judaico-cristãs são frequentemente ridicularizadas e desprezadas pela mídia. Como é irônico que esse fórum de livre discurso que eles utilizam seja, em última análise, uma contribuição do cristianismo […]. Na Arábia Saudita, jamais se vê um programa de entrevistas discutir se Maomé foi realmente o profeta de Alá. Os muçulmanos convertidos ao cristianismo são sumariamente executados em países muçulmanos. […] Na China, com sua base ateísta, não se vê uma discussão sobre os cidadãos deverem ou não ter permissão para deixar […] o país conforme a sua vontade. A liberdade de opinião e outras liberdades civis podem ser desfrutadas exatamente em razão da herança cristã.”
Os princípios cristãos, com base no amor, legaram à sociedade ocidental seu maior bem: a liberdade. Essa disposição é vista em regimes autoritários como um sinal de fraqueza. Ao longo da história, as revoluções ateístas promoveram a intolerância em larga escala, sobretudo contra os religiosos.
Os verdadeiros cristãos não impõem suas crenças à sociedade. Eles pregam, testemunham e, se necessário, protestam pacificamente, mas jamais forçam alguém a aderir às convicções cristãs. Se Deus dotou a todos com o livre-arbítrio, quem é o ser humano para suprimir a liberdade do seu próximo. Toda imposição e todo desrespeito à liberdade alheia têm origem em Satanás.
Pense nisso!