O ano de 2018 foi muito difícil para mim. Logo nos primeiros dias de janeiro, durante um período de férias na praia, levei um tombo e fraturei a patela do joelho esquerdo. Isso me causou um enorme transtorno. Para piorar a situação, eu não estava em minha casa. O médico me disse que eu deveria usar uma tala durante dois meses. Foi penoso permanecer tanto tempo sem poder caminhar, realizar as tarefas diárias ou mesmo esticar a perna.
No entanto, tudo na vida passa, até mesmo os momentos ruins. Para poder andar novamente, precisei fazer algumas seções de fisioterapia. Entretanto, graças a Deus, aos poucos voltei às minhas atividades rotineiras. Estava feliz, pois meu joelho havia se recuperado completamente.
No começo de julho, isto é, seis meses após a fratura, torci o pé direito ao descer de um ônibus e levei outro tombo. Além da dor intensa, fraturei o pé como resultado daquele acidente. Tive que ficar parada mais dois meses e usar uma bota ortopédica, ouvindo sempre a ameaça do médico de que, se eu não obedecesse, ele teria que fazer uma cirurgia para colocar um pino no osso. Então preferi obedecer rigorosamente às recomendações do médico.
Posso dizer que aquele foi um período duro. Não conseguia me conformar com o fato de ter ficado dois meses parada em duas ocasiões naquele ano. Parecia que estava desmoronando por dentro. Sentia uma espécie de vergonha, como se houvesse um certo descuido de minha parte. Então busquei a Deus em oração e pedi paciência. Ele foi amorável e me concedeu a paciência necessária até que eu voltasse a andar e me recuperasse completamente.
No decorrer da vida, podemos ser surpreendidas por tombos na forma de problemas financeiros, desemprego, acidentes, medos e conflitos familiares. Porém, se buscarmos a companhia de Deus, Ele vai estar ao nosso lado, de modo que nenhum “tombo” será capaz de nos deixar prostradas.
Se você cair, peça a ajuda do Senhor, e Ele lhe estenderá a mão. Afinal, como observado pelo sábio Salomão, “ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se”.
Ani Köhler Bravo