Na minha infância, havia um programa de TV chamado Topa Tudo por Dinheiro. A lógica da atração era levar as pessoas a fazer coisas engraçadas, pagar micos e se arriscar em brincadeiras perigosas para ganhar dinheiro.
Fora do mundo “encantado” da TV, existe gente que tem como lema da vida o título desse antigo programa. Topam tudo por dinheiro. Para ter lucro, abrem mão de princípios, amizades, respeito próprio e até da salvação. O provérbio de hoje contrasta duas atitudes. A primeira é representada por uma mulher que busca conquistar o respeito da sociedade. A outra é representada por homens que fazem tudo para acumular riquezas.
A expressão “só conquistam riquezas”, que ocorre na passagem de hoje, transmite a ideia de que os bens materiais são bem menos importantes que o respeito. Como não podia ser diferente, o texto está certíssimo. Pessoas que não têm mais nada na vida além do dinheiro são miseráveis. Certa vez, alguém disse que “há pessoas tão pobres, que a única coisa que têm é dinheiro”. Não existe pecado em ter muito dinheiro. Porém, se você tiver que optar entre ter mais dinheiro ou ter uma reputação limpa, sempre escolha a segunda opção.
O instituto Robert Half fez uma pesquisa nos Estados Unidos com mais de mil trabalhadores. O objetivo era descobrir qual a qualidade mais admirada em um líder. A resposta majoritária foi: integridade. O mundo dos negócios respeita uma pessoa que segue princípios, ou seja, que faz o que é certo, simplesmente porque é certo. Do ponto de vista cristão, a conquista do respeito tem a ver com o quanto estamos próximos de Cristo. Ellen White comenta que “se quisermos, podemos afastar-nos de tudo o que é baixo e inferior, e elevar-nos para uma alta norma; podemos ser respeitados pelos homens e amados por Deus” (A Ciência do Bom Viver, p. 491). Quanto mais próximos do Céu estivermos, mais respeitados seremos.
Durante a vida, você será tentado a buscar as vantagens financeiras que a desonestidade pode oferecer. Algumas pessoas lhe oferecerão possibilidades de enganar o sistema, deixar de pagar impostos, colar na prova, etc. Não vale a pena viver no “topa tudo por vantagens”. Busque o respeito de Deus e das pessoas. Isso é o que mais lhe trará lucros. A melhor decisão da vida é topar tudo por Jesus.