“Não fale em crise, trabalhe.” Essa frase foi muito difundida no ano de 2016. Esse foi um ano muito difícil devido à crise financeira mundial, agravada por crises políticas e notícias de corrupção no Brasil. Não quero tratar do pano de fundo ideológico da frase, mas acredito que há uma mensagem positiva nela. O trabalho duro pode superar qualquer coisa, inclusive uma crise.
O autor do provérbio de hoje estava tentando transmitir a ideia de que precisamos exercer com dedicação e esforço a função que nos foi designada em cada momento. Não podemos viver com a cabeça em um futuro incerto e negligenciar o que deve ser feito agora. Quem sonha em ser um renomado cirurgião não pode viver com a cabeça no futuro a ponto de deixar de estudar enquanto está no nono ano do ensino fundamental. Da mesma forma, um funcionário que deseja ser indicado para um cargo de chefia não pode negligenciar o trabalho simples que exerce no momento por estar com a cabeça concentrada na meta futura.
Não é fácil trabalhar duro, mas quem não age assim descobrirá que muito mais difícil é não ter com o que se manter ou não alcançar os objetivos futuros por causa de um trabalho malfeito no presente. Jesus trabalhou duro na carpintaria por 30 anos e, depois, por três anos e meio no serviço missionário. Ele afirmou: “Meu Pai trabalha até agora e Eu trabalho também” (João 5:17, ARA).
O sábio Salomão nos aconselha: “Tudo o que te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” (Eclesiastes 9:10, ARA), e Ellen White reforça esse conceito: “Precisamos seguir mais de perto o plano de Deus relativo à vida. Fazer o melhor que pudermos no trabalho que se acha mais perto, entregar nossos caminhos a Deus, e observar as indicações da Sua providência – eis as regras que asseguram orientação certa na escolha da ocupação” (Educação, p. 267).
Faça tudo o que estiver sob sua responsabilidade com o máximo de vigor possível. Não existe trabalho honesto desonroso. Feio é fazer malfeito o que se espera de você. Concentre-se em suas tarefas atuais e execute-as com esmero. Seu esforço de hoje poderá ser visto e recompensado no futuro.