Quinta-feira
17 de abril
TRAIÇÃO
Ele disse: “Quanto me darão para que eu O entregue a vocês?” E pagaram-lhe trinta moedas de prata. Mateus 26:15

Na Bíblia, encontramos a aliança entre Salomão e Hirão, rei de Tiro. Foi de lá que vieram insumos, como os cedros do Líbano, e especialistas que edificaram o templo em Jerusalém (1Rs 5).

Contudo, mais tarde, Tiro se uniu aos inimigos de Israel, apoiando a investida de Nabucodonosor contra Jerusalém e zombando dos judeus ao saber da destruição do templo que eles mesmos ajudaram a construir. Foi nesse contexto que Ezequiel fez duras profecias contra Tiro, comparando seu rei a Satanás (Ez 26:1–28:19).

Outros profetas também condenaram a cidade, que se tornou símbolo de impiedade e violência (cf. Is 23; Jl 3:4-8). Tiro ficou conhecida por construir sua riqueza explorando povos vizinhos, sendo descrita como um lugar cheio de comerciantes inescrupulosos, idolatria e imoralidade.

Apesar disso, o sheqel ou siclo de Tiro se tornou a única moeda oficialmente aceita como oferta no templo em Jerusalém. Pela lei de Moisés (Êx 30:11-16), os israelitas de 20 anos para cima deveriam pagar voluntariamente meio siclo de prata (6,87 gramas) como imposto do santuário.

Assim, com a invenção da moeda pelos lídios, o sheqel de Tiro foi escolhido pelos sacerdotes por ser a única com um percentual de prata superior a 95%. Pelo seu peso, 1 sheqel dava para pagar o imposto de duas pessoas, facilitando muito o trabalho dos cambistas.

No anverso, o sheqel trazia a cabeça laureada de Melqart-Herakles (uma divindade pagã), e, no verso, uma águia. Essas moedas foram cunhadas entre 126 e 18 a.C. No entanto, quando Roma proibiu sua cunhagem em Tiro, elas passaram a ser feitas provavelmente perto de Jerusalém. Nessa nova série, os judeus propositalmente danificavam a imagem de Melqart e da águia para que o uso da moeda não infringisse o mandamento que diz “não faça para você imagem de escultura” (Êx 20:3, 4). Em outras palavras, os judeus também tinham um “jeitinho” de driblar a lei.

Foram 30 sheqalim de Tiro que Judas ganhou para entregar Jesus. Já pensou no que isso significa? Jesus foi trocado por moedas ofertadas na casa do Senhor. Assim é a religião sem piedade. Ela trai a Deus com aquilo que supostamente deveria honrá-Lo.