Sábado
02 de maio
Transformados por Sua glória
E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a Sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. 2 Coríntios 3:18

Permita que a luz da glória de Deus o transforme. Essa é uma experiência progressiva. Paulo diz que somos “transformados de glória em glória” (ARA). A palavra “glória” em hebraico traz as ideias de “dignidade” e “peso”. No Antigo Testamento, muitas vezes essa era a expressão usada para falar da riqueza ou do poder de uma pessoa. Destacava algo importante, notável ou extraordinário. Mas os judeus têm uma palavra exclusiva para descrever a glória de Deus: shekinah.  Esse termo hebraico significa “habitação” ou “presença divina”. Transmite a ideia de “viver ou morar com”. Para os teólogos, a tradução que mais se aproxima dessa palavra é “a glória de Deus se manifesta”. Quando os hebreus usavam essa palavra queriam dizer que a glória de Deus vivia com Seu povo.

Deus manifestou Sua glória inúmeras vezes: na sarça ardente (Êx 3:2); na peregrinação pelo deserto, na coluna de nuvem (Êx 13:21); no monte Sinai quando desceu para falar com Moisés e para dar Suas leis (Êx 19:20); na inauguração do tabernáculo, que é o ponto alto do livro de Êxodo (40:34-38); na shekinah , sobre o propiciatório da arca, que era a presença visível de Deus (Êx 25:22).

Entretanto, a maior revelação da glória de Deus, sem dúvida, foi a encarnação de Seu Filho (Jo 1:14). Ele foi a manifestação visível de Deus. Ellen White disse que “Cristo [é] o grande centro de onde toda a glória irradia” (O Maior Discurso de Cristo, p. 89). O apóstolo João testemunhou sobre Jesus: “Vimos a Sua glória” (Jo 1:14). Mas a glória do Messias ficou velada em forma humana, porque ninguém pode ver a Deus e continuar a viver.

A glória que se manifestou em Jesus também se manifesta na igreja. Em Efésios 3:21, está escrito que “a Ele seja a glória na igreja e em Cristo Jesus”. A igreja existe para refletir a glória de Deus. O grande desafio que temos hoje é aprender a viver refletindo a glória de Deus. Nenhuma outra coisa produz uma vida tão rica e abençoada. Não quero mais nada em minha vida! Glorifico a Deus porque, como diz a canção: “‘stá nascendo um novo tempo, / uma nova geração / pra espalhar Tua glória em toda Terra” (Ministério Jovem, “Somos Teus”).