Segunda-feira
24 de julho
Trânsito
Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna. João 6:68, ARA

Engarrafamento quilométrico. Atraso. Estresse. Tudo isso pode ser amenizado e até evitado com um aplicativo que está revolucionando a forma como as pessoas dirigem: o Waze.

O que ele tem de diferente em relação ao GPS tradicional é o fato de os usuários poderem atualizar, on-line, informações e advertir os demais motoristas sobre congestionamentos e obras na pista, por exemplo. Dessa forma, o aplicativo pode recalcular a rota e direcionar o condutor para caminhos em melhores condições.

O israelense Uri Levine, criador do programa, disse, a respeito de sua invenção: “A moral da história é: as pessoas não pensam mais por onde estão indo.” Essa frase me fez pensar.

Se no trânsito tomar atalhos pode ser vantajoso, o mesmo não pode ser dito de outras áreas da vida. Na escola, por exemplo, o atalho da cola não leva a lugar algum. Quem toma esse caminho, além de tentar enganar o professor, engana a si mesmo. O atalho da corrupção, por sua vez, é um beco sem saída, em que muitos se metem para tentar chegar bem mais rápido ao sucesso financeiro, sem esforço e disciplina.

No que diz respeito à salvação, a situação é ainda mais séria. Na viagem para o Céu, não é suficiente saber o destino. É preciso conhecer a rota certa. Não existem atalhos e caminhos mais fáceis nessa jornada. Ou você segue o trajeto de Jesus ou vai se perder.

“Guardar o sábado? Isso é coisa do Antigo Testamento. Você pode guardar qualquer dia”, sugere alguém, a fim de tirar você da rota certa e levá-lo a um atalho. “Pare de se cobrar tanto: o que que tem ir a baladas e shows de rock? Deus ama a gente de qualquer jeito. No fim das contas, Ele vai salvar todo mundo”, insiste alguém, argumentando que todos os caminhos levam a Deus.

Para os verdadeiros seguidores de Jesus, só existe um caminho que leva ao Céu. Nessa linha, Pedro confessou o que está escrito no versículo de hoje e, mais tarde, acrescentou a respeito de Cristo: “Não há no mundo inteiro nenhum outro [nome] que Deus tenha dado aos seres humanos, por meio do qual possamos ser salvos” (Atos 4:12).

Hoje é mais um dia de nossa viagem para o Céu. Continue na rota, ainda que o “trânsito” fique engarrafado, e os atalhos do mundo pareçam mais atrativos e fáceis. Seguir pelo caminho de Jesus é sempre a melhor opção.