Algumas coisas na vida pedem uma posição absoluta, ou seja, não admitem parcialidade. Por exemplo, não é possível estar parcialmente grávida. Também não é possível estar quase casado, assim como não se pode estar quase vivo. Na vida espiritual, também existe essa impossibilidade. Quem está quase salvo está completamente perdido.
O provérbio de hoje nos aponta a situação de quem aceitou os ensinamentos de Deus, aplicados em sua vida pelos pais. Essas lições alcançarão todos os momentos do dia: enquanto trabalha, dorme e acorda. A ideia de Deus é que os preceitos divinos acompanhem o cristão em todas as horas e ambientes. Não existe uma entrega a Deus que não inclua todos os aspectos da vida. Com o Senhor é tudo ou nada.
Ao mencionar a expressão “eles o guiarão”, Salomão usa uma figura muito apreciada por seu pai, Davi. “Guiar” se refere ao trabalho do pastor de ovelhas que conduz os animais indefesos por caminhos distantes de perigo. Assim também acontecerá conosco.
Quando colocarmos os ensinos bíblicos como os princípios de vida, seremos guiados por caminhos seguros, nos quais cumpriremos a vontade de Deus para nós. O problema acontece quando queremos separar a vida secular da vida religiosa.
Para o verdadeiro cristão, tudo é religioso. O seu trabalho deve louvar a Deus. Suas atitudes como aluno devem exaltar o nome do Altíssimo. Seu namoro deve ser uma honra ao Céu. A prática de esportes precisa fazer as pessoas lembrarem-se de Deus. Absolutamente tudo deve ser usado para a glória de Deus. Foi isso que Jesus quis dizer quando falou: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento” (Mateus 22:37, ARC).
Quando Zaqueu, por exemplo, entregou a vida a Jesus, todos os aspectos de sua existência mudaram. Antes, ele era mesquinho e ladrão, mas a conversão o tornou justo e honesto.
Se permitirmos que os princípios bíblicos sejam tudo em nossa vida, o provérbio de hoje se cumprirá em nós. Seremos guiados, protegidos e alertados pela Palavra de Deus. O resultado disso será uma existência segura e teremos felicidade real. Se Jesus for tudo para você, sua vida será tudo de bom, e nada tirará sua salvação.