Quando você pensa em alguém consagrado a Deus, o que vem à mente? Alguém que anda lentamente, quase não sorri, vive com um semblante fechado e um aspecto de dor constante? Espero que não seja essa a imagem de consagração que você tenha. No entanto, há quem ache que ser consagrado é coisa de velho, que já curtiu a vida e agora pode viver como está descrito acima. Isso é um engano. Consagração é coisa de gente de qualquer idade, que quer ser feliz.
O provérbio de hoje é um lindo convite à consagração. Mas o que é consagração? É dedicar tudo o que você é a Deus. É colocar Deus em primeiro lugar em sua vida. É viver ao lado Dele em todos os momentos. É conhecê-Lo por meio de Sua Palavra. É ser amigo de Deus.
Talvez todos esses conceitos ainda sejam abstratos para alguns de nós; então, vamos observar algumas situações práticas que ilustram o que precisamos aprender.
João marcou com seus amigos uma partida de futebol para as 16h do domingo. Eles gostam muito de jogar juntos. Contudo, aquela partida será mais que um jogo; eles a consagraram a Deus. Além dos amigos da igreja, eles convidaram garotos que não conhecem a Cristo para jogar juntos. Antes de começar, João chamou a todos para orar, pedindo que Deus esteja com eles naquele momento. Depois da partida de futebol, todos foram para a casa do João. A mãe dele preparou uma limonada, e os amigos que não eram da igreja foram convidados para o culto daquela noite.
O futebol foi consagrado a Deus.
Maria queria ir ao shopping passear um pouco no sábado à noite, mas desejava que esse passeio fosse consagrado a Deus. Então, ela ligou para Mônica, sua colega de classe que não conhecia a Bíblia, e a convidou para irem juntas; Mônica aceitou. Antes, no entanto, Maria levou a amiga ao programa jovem do sábado à tarde na igreja e apresentou Mônica para as outras meninas da comunidade. Depois do pôr do sol, elas foram passear juntas.
Essas são apenas duas situações que servem para ilustrar que qualquer atividade da vida pode e deve ser consagrada a Deus. Esportes radicais, viagens, estudos, namoro; enfim, quando a Bíblia fala de tudo é tudo mesmo. Quando vivemos assim, Deus é nosso companheiro e cuida pessoalmente de nossa felicidade. Então, tome a decisão agora mesmo. Consagre tudo a Deus!