Certa vez, li a história de um homem muito faminto que entrou em um restaurante que anunciava: “Tudo o que você conseguir comer por dez reais.” Ele pagou o valor e devorou o primeiro prato de comida. Pediu mais um e, rapidamente, consumiu uma montanha. Animado para o terceiro, chamou o garçom, mas quem veio foi o gerente, que disse: “Não há mais comida para o senhor!” Nervoso, o guloso apontou para o anúncio e esbravejou: “Eu consigo comer mais!” O gerente o expulsou do restaurante e cancelou a promoção.
No “restaurante” do Céu, está pendurado o “anúncio” do versículo de hoje: “Tudo é possível para quem tem fé.” As propagandas de Deus, não são enganosas. Antes de falar essa frase, Jesus estava em um diálogo com o pai de um menino possesso, que, desesperado, recorreu a Ele em busca de ajuda. Incrédulo, o homem disse: “Mas, se o Senhor pode, então nos ajude. Tenha pena de nós!” (Marcos 9:22, itálico acrescentado).
Como assim, se Jesus pode?! Ele é simplesmente onipotente! No entanto, suas bênçãos não estão disponíveis para quem não tem fé. Essa é uma má notícia, pois, como o pai incrédulo do texto de hoje, todos nós nascemos com muita dificuldade para crer. E “sem fé ninguém pode agradar a Deus” (Hebreus 11:6). Por isso, Jesus ficou impaciente com a situação e disse: “Gente sem fé! Até quando ficarei com vocês? Até quando terei de aguentá-los?” (Marcos 9:19). A boa notícia é que Deus sempre toma a iniciativa para produzir fé em nosso coração. Se não fosse por isso, jamais teríamos acesso aos milagres divinos.
O apóstolo Paulo ensina a fórmula infalível para se produzir fé: “Portanto, a fé vem por ouvir a mensagem, e a mensagem vem por meio da pregação a respeito de Cristo” (Romanos 10:17). Quando a Palavra de Deus invade nossa vida, ela ativa o sensor da fé, e a esperança passa a brotar no coração. Foi o que aconteceu com aquele pai e pode acontecer conosco, se nos expusermos todos os dias às Escrituras.
A palavra de Cristo para o homem desesperado foi: “Tudo é possível para quem tem fé.” A resposta do pai foi a frase mais poderosa que pode sair da boca de um pecador: “Eu creio!” Por causa dessa fé, ele salvou o filho e se apoderou do tudo de Deus.
Nunca faltam bênçãos para quem crê no poder do Pai e se expõe continuamente às mensagens de amor e salvação da Bíblia. É assim que se produz fé. Com ela, você pode se servir à vontade dos infindáveis banquetes de Deus.