Amendoim torrado, amendoim doce, torta e bolo de amendoim, paçoca, pé de moleque… Quanta coisa saborosa podemos inventar com esse rico e delicioso grão. Da América do Sul para o mundo, o amendoim enriquece a culinária de vários países. Na República Democrática do Congo, o amendoim é moído e acrescentado aos molhos. Misturado com folha de mandioca e azeite de dendê, é usado para fazer o prato nacional “Bukari wa Simbe”.
Devido aos muitos problemas sociais e políticos, doenças e guerra, nossos irmãos congoleses passam por situações de extrema pobreza, vivendo uma triste realidade.
Como responsável pela AFAM (Área Feminina da Associação Ministerial) da União do Leste do Congo, fiz uma sondagem para saber quais eram as necessidades mais urgentes das esposas de pastores, bem como de irmãs. Queria muito ajudar as mulheres a encontrar, na devoção pessoal, o alento oferecido pelas promessas divinas, de um futuro sem fome e dor.
No mesmo ano, a União começou a imprimir as lições da Escola Sabatina em francês, ao preço de 1 dólar. Muitos irmãos se alegraram com a notícia, pois havia dez anos que a lição da Escola Sabatina não chegava aos lares adventistas, e ?2 mil membros eram privados desse alimento espiritual diário.
Essa receita de amendoim começou com a necessidade do conhecimento da Palavra de Deus enquanto alimento espiritual, com um grupo de irmãs de Lubumbashi.
Um campo de amendoim foi semeado, cultivado, colhido e vendido no mercado a fim de obtermos a tão desejada lição. Graças ao bom Deus, tudo deu certo. Ele abençoou o solo e derramou as chuvas. As irmãs trabalharam unidas, nós colhemos o suficiente para comprar as lições da Escola Sabatina para algumas esposas de ministros e irmãs por um ano e ainda guardamos as sementes para o ano seguinte.
Plantar amendoins para comprar lições da Escola Sabatina? É muito provável que esse esforço não seja necessário na região em que você vive. Por isso, meu apelo é para que todos os recursos sejam valorizados e para que desenvolvamos o hábito de estudar. Que a lição da Escola Sabatina seja um alimento diário, e as sementes do amor, da fé e da esperança sejam compartilhadas nos corações ansiosos pela salvação que Jesus Cristo tão bondosamente nos oferece!
Rosângela Mascarenhas