Segunda-feira
09 de abril
Um grande exemplo
Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Provérbios 6:6

Assim diz um trecho de uma poesia de Olavo Bilac sobre o inseto escolhido por Salomão para servir de lição a seus leitores:

“As formigas

Cautelosas e prudentes,

O caminho atravessando,

As formigas diligentes

Vão andando, vão andando…”

A natureza é o livro de ensinamentos divinos que está mais disponível para os seres humanos. Mesmo onde não existem Bíblias, todos podem olhar para a fauna e a flora e encontrar as digitais do Criador e Suas lições.

Jesus utilizou bastante o recurso de ilustrações da natureza. Falando a Seus discípulos e outros ouvintes no sermão da montanha, Ele disse: “Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas?” (Mateus 6:26). No mesmo capítulo, Jesus usa mais uma vez a natureza como ilustração: “Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, Eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles” (Mateus 6:28, 29).

O sábio indica que existe sabedoria a ser aprendida a partir das ações das formigas. Ao observá-las, aprenderemos lições importantes para uma vida mais produtiva e feliz.

O prefaciador do livro Formigas: Lições da sociedade mais bem-sucedida da terra conseguiu resumir as principais características do inseto. Ele escreveu: “Diligência no trabalho, foco no propósito, proatividade organizada, inteligência logística para provisão e cultura de consumo consciente, cooperação e trabalho em equipe, gestão de tempo e planejamento de ações harmônicas são algumas lições que podem saltar da atividade autômata das formigas.”

Assim como podemos aprender com os insetos, temos a possibilidade de reter lições úteis a partir de toda a vida natural criada por Deus. Observar a natureza é uma atividade que deveria fazer parte da nossa rotina. As formigas, aves, plantas, etc. têm muito a nos ensinar a respeito da vida aqui e na eternidade. Pare um pouco a cada dia e aceite o conselho de Salomão e de Jesus. Observe a natureza. Deus quer falar com você por meio dela.