Acidade portuária de Jafa, à beira do Mediterrâneo, é considerada uma das mais antigas do mundo. Distante de Jerusalém cerca de 55 quilômetros, hoje é parte da grande Tel Aviv.
Em hebraico, Jafa é Yafo ou, conforme conhecemos, Jope. Na época de Salomão, Hirão trazia do Líbano toras de madeira, descarregadas no porto de Jope e levadas para a construção do templo e do palácio do rei.
Em seu centro histórico, a obra artística de um peixe relembra a história de Jonas. Abaixo, há uma casa, cuja tradição diz que pertenceu a Simão, o curtidor, onde o apóstolo Pedro teve a visão dos animais.
Outro fato marcante ocorreu naquela cidade. Nela vivia uma mulher cristã, muito amada, cujo testemunho se tornou um marco no tempo. Chamava-se Dorcas. Em Atos, ela é chamada de “discípula” e é dito que ajudava as pessoas menos favorecidas, confeccionando-lhes túnicas e outras vestimentas.
Repentinamente, ela adoeceu e morreu. Pedro estava em Lida, 15 quilômetros de distância, e recebeu o recado da igreja de Jope para ir até lá.
Chegando ao quarto de Dorcas, Pedro foi recebido por várias pessoas e compadeceu-se ao vê-las chorar enquanto lhe mostravam as roupas que ela fizera. O apóstolo orou a Deus e a mulher voltou à vida.
O ministério de Dorcas nos lembra que, quando renunciamos a nós mesmas para servir aos outros, nosso espírito de beneficência é fortalecido e ficamos mais intimamente ligadas Àquele que, sendo rico, fez-Se pobre por amor de nós, para que pela Sua pobreza nos tornássemos ricas, conforme Paulo diz em 2 Coríntios 8:9.
De acordo com Ellen White, no livro Caminho a Cristo, o trabalho ao próximo, feito segundo Cristo determinou, nos fará sentir a necessidade de uma experiência mais profunda e um maior conhecimento das coisas divinas. Assim teremos fome e sede de justiça, nossa fé será fortalecida e beberemos livremente da fonte da salvação (p. 80).
Você já experimentou essa sensação de ser útil ao próximo? Não importa quanto tempo você dedica a isso, e sim quanto amor, sinceridade e desinteresse próprio coloca nele. Que você possa se nutrir do espírito de Cristo e revelar no trabalho diário pelo outro a semelhança com Ele!