De tanto orgulho, egoísmo e irregularidades, nosso coração tende a endurecer. Isso acontece quando entramos no “mundo da letra”, sem outro espírito a não ser o de nossos interesses. Mas um coração de pedra não bombeia o sangue adequadamente e, com frequência, desfalecemos. A falta de sentido na vida, a ânsia pelo poder, o medo da instabilidade e a desconfiança de todos são alguns dos sintomas que mostram que estamos doentes. E Deus nos propõe uma terapia de choque: um coração novo. Um coração que sinta, que funcione, que saiba bombear a generosidade que dá vida. Deus é especialista nesse tipo de cirurgia, e o sucesso é garantido. O órgão que Ele deseja colocar em nós não é de segunda mão, mas de origem celestial.
Paulo alude ao texto que lemos em Ezequiel para falar dos “transplantados” espiritualmente, daqueles que já não têm um coração de pedra. Ele os compara a cartas de recomendação, com demonstrações reais de que a cirurgia funciona. O apóstolo diz: “Vocês manifestam que são carta de Cristo, […] escrita não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo, não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne, isto é, nos corações. […] Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito” (2Co 3:3-6). Destaco a expressão “nossa capacidade vem de Deus”.
O Criador é o melhor especialista do Universo em coração, pois foi Ele quem o projetou. O Senhor não deixa você em uma lista de espera; Ele quer que você melhore já. O Eterno não cobra nada pelo serviço; você só tem que se inscrever no “Plano da Graça”. Deus não deixa você na mão de estagiários; Ele mesmo o atende. O acompanhamento que o Senhor faz é tão pessoal que você não O considerará apenas o Doutor divino, mas o Médico da família, um Amigo pessoal – o melhor Amigo.
Que tal aproveitar a oportunidade e se colocar nas mãos desse maravilhoso Cardiologista?