Quinta-feira
05 de julho
Um reflexo deficiente
O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor, vê o coração. 1 Samuel 16:7

Quando nos mudamos para a Flórida, uma das coisas que eu sabia que queria ter era uma casa com piscina. Duas casas nos interessaram. Uma tinha portas corrediças que nos davam a sensação de que a área do pátio dos fundos fosse uma extensão da sala de estar, mas ali não havia piscina. A segunda casa era menor, mas tinha piscina. Compramos a casa com piscina.

Amamos nossa casa nova. Ter uma piscina, porém, já me ensinou muitas lições.

Primeira, manter uma piscina dá um bocado de trabalho. Nossa piscina é coberta, mas ainda assim passamos tempo recolhendo folhas e outros materiais da superfície da água. Esse é um trabalho diário; de outro modo, seria um desgosto quando chegasse o fim da semana.

Segunda, manter uma piscina exige tempo e atenção. Precisamos considerar o nível da água. Se o nível fica baixo demais, pode queimar o motor da bomba. Se está muito alto, a água pode transbordar e inundar o quintal. Não manter o nível correto da água também pode deixar a piscina inutilizável.

Por fim, precisamos verificar o equilíbrio do pH da água (níveis de alcalinidade e acidez). Se não atentamos para isso ou deixamos de utilizar os produtos químicos adequados, a água terá um curioso tom de verde ao qual minhas meninas se referem como “sopa de ervilha”. Isso também impede a utilização da piscina.

Ter uma piscina e manter uma piscina são duas coisas diferentes. Do mesmo modo, professar ser cristão e realmente ser um cristão são duas coisas diferentes. Eu me considero cristã, mas – a menos que mantenha meu relacionamento com Deus – estou iludindo a mim mesma. Se não dedico tempo para ler e estudar a Bíblia, minha vida espiritual tem seu nível rebaixado, e tomo decisões sem a orientação de Deus – uma receita garantida para o desastre. Por fim, se não oro nem permito que o Espírito Santo cubra minha natureza pecaminosa, o reflexo da minha vida – quando as pessoas olharem para ele – será sombrio. Isso, do mesmo modo como uma piscina não cuidada é inutilizável, vai me transformar em uma cristã inútil.

As necessidades da piscina me fazem lembrar, diariamente, da minha necessidade de viver em Cristo, de modo a ser uma fonte transparente de água limpa, refrescante – que reflita claramente o Seu amor.

Tamara Marquez de Smith