Com a aposentadoria, descobri o crochê. Estou aprendendo o significado de ponto de crochê simples e duplo. O melhor de tudo é que aprendi a segurar a agulha de crochê sem expor o segredo de que sou uma novata. Agora meus familiares estão encontrando maneiras delicadas de me dizer que não precisam de mais um cachecol.
Então escolhi um projeto novo, uma manta afegã. Depois de uma breve aula de minha tia, estou por conta própria com uma agulha, um novelo e um ponto de
interrogação estampado em meu rosto. Começo o crochê. Às vezes, tendo que desmanchar um erro e então reiniciar o ponto. Em breve, terei o primeiro quadrado para a manta. Ao criar outro crochê triplo, fico espantada diante de como o fio se assemelha à família de Deus. De um só, Deus fez toda a raça humana. Uma linhagem sanguínea, assim como um novelo de linha. Desde Adão e Eva até nosso mais recente netinho, todos somos seres humanos que sorriem, derramam lágrimas, cometem erros e amam apaixonadamente. Nós, os avós, olhamos para as famílias que criamos e vemos que nossos descendentes se parecem surpreendentemente conosco – nossa estrutura, nossos temperamentos e nossas falhas, bem como uma predileção por contar mentiras brancas.
Às vezes, não gostamos daquilo que vemos em nossas famílias. Mas reconhecemos o fio. Esquadrinhamos nossa árvore genealógica em busca de respostas. Empenhamo-nos em impedir que o fio fique emaranhado e nos esforçamos para que os pontos sejam firmes ao darmos exemplos corretos. No entanto, entre os pontos triplos no fio, um ponto errado desfigura a perfeição. Sim, aos poucos vou dominando um novo ponto, embora tenha cometido alguns erros. Dentro em breve, completarei outro quadrado para a manta. Apesar das falhas, meu projeto concluído ainda se parecerá com uma manta afegã. Ficará bonito. De modo semelhante, a despeito de todas as nossas falhas, Deus ainda nos reconhece como família. Somos o Seu remanescente, descendendo de nossos primeiros pais, criados no Éden, “de um só” sangue. Assim, lembre-se de que, se alguma vez for tentada a pensar que foi longe demais por causa dos pontos errados que fez, nosso Criador derramou Seu sangue – tendo assumido a forma humana – para redimir as falhas e os fracassos de Sua família. Ainda somos Dele – Seu sangue!
Annette Walwyn Michael