Sábado
05 de agosto
Um sonho de liberdade
Conhecerão a verdade, e a verdade os libertará. João 8:32

Em resumo, ser livre é poder escolher o caminho desejado, com consciência de todas as consequências da opção feita. Deus nos criou livres. A prova disso é o fato de que no Éden havia a árvore do conhecimento do bem e do mal, que representava a possibilidade de Adão e Eva escolherem se queriam ou não obedecer a Deus.

Para preservar o sentido pleno da liberdade, o Senhor explicou com clareza para o primeiro casal o que significava escolher cada um dos caminhos. Se resolvessem obedecer, permaneceriam felizes para sempre e não conheceriam a triste realidade da morte. Por outro lado, se desobedecessem, deixariam de ser imortais e teriam que conviver com o pecado.

A proposta do inimigo sempre foi tirar a liberdade dos filhos de Deus e, para tal, ele usa a mentira. Foi isso que ele fez serpenteando entre os frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal.

Adão e Eva abriram mão de sua liberdade e, com sua escolha, fizeram com que toda a humanidade se tornasse escrava do pecado. Desde então, a luta de todos nós pode ser traduzida nas palavras do apóstolo Paulo: “Dentro de mim […] vejo uma lei diferente agindo naquilo que faço, uma lei que luta contra aquela que a minha mente aprova. Ela me torna prisioneiro da lei do pecado que age no meu corpo. Como sou infeliz! Quem me livrará deste corpo que me leva para a morte?” (Romanos 7:22-24).

A escravidão do pecado sobre o ser humano consiste em forçar nossa natureza para o mal e nos iludir para que não vejamos, com clareza, a tolice de desobedecer a Deus. Assim, ao tirar das pessoas o direito de escolher, por força ou por engano, o inimigo aprisiona quem nasceu para ser livre.

Na cruz, Jesus conquistou de novo a liberdade para a humanidade. Antes desse ato extremo de amor incalculável, nenhum de nós tinha o direito de escolher seguir a Deus; mas, com a morte de Cristo, a verdade brilhou para todos e iluminou a estrada da vida, deixando clara a opção de seguir a Deus e abandonar a escravidão do pecado.

Ecoando o ensino de Jesus, Leon Tolstói disse: “Não alcançamos a liberdade buscando a liberdade, mas sim a verdade. A liberdade não é um fim, mas uma consequência.” Jesus é o caminho, a verdade e a vida. Abra hoje seu coração para Ele, e seu sonho de liberdade passará a ser realidade.