Segunda-feira
11 de junho
Um sorvete muito perigoso
Os sábios de coração aceitam mandamentos, mas a boca do insensato o leva à ruína. Provérbios 10:8

Os esquimós têm um jeito muito interessante de pegar lobos. Enfrentá-los seria muito perigoso; por isso, eles desenvolveram uma técnica que usa o instinto do animal. A estratégia é eficiente na maioria das vezes porque conta com a “colaboração” do próprio lobo.

A armadilha consiste em uma faca muito afiada e uma quantidade grande de sangue de qualquer animal. Em um processo de congelamento, que não é difícil naquela região, os esquimós vão colocando algumas camadas de sangue congelado na ponta da faca até que a lâmina fique coberta com uma fina camada de gelo.

Após o término desse processo, a faca é colocada no chão em uma região em que os lobos costumam caçar. O cheiro de sangue atrai o lobo até a armadilha. O animal começa a lamber o sangue congelado, e essa ação provoca algumas reações. Em primeiro lugar, a língua quente do animal começa a derreter o gelo. Em segundo lugar, o gelo deixa a língua do lobo dormente e, assim, ele não sente quando a lâmina começa a cortá-la. Aquela armadilha é um grande “sorvete de morte”. Os ferimentos levam o lobo à morte devido à hemorragia e, então, os esquimós pegam o animal.

A boca do lobo o leva à morte, assim como, segundo o versículo de hoje, a boca do insensato o leva à ruína. O contrário da atitude do ímpio é aceitar os mandamentos, o que nos leva a concluir que o ímpio está tão ocupado com as suas palavras que não dá atenção às recomendações divinas que salvariam sua vida.

Satanás tem um punhal envolto em tentações para cada um de nós. O que envolve esse punhal são nossas inclinações naturais para o mal. Somos tentados todos os dias a ceder às tendências ruins. Ser tentado não é pecado. O problema é quando, distantes de Deus, não temos condições de lutar contra o mal.

Quando não nos atentamos para os mandamentos de Deus e cedemos ao pecado, estamos “tomando o sorvete do mal”, que amortecerá nossa mente e não nos deixará sentir as punhaladas do inimigo. Satanás é especialista em fabricar essas armadilhas espirituais. Para alguns, a lâmina do mal estará envolta em pornografia, para outros em inveja, para outros em fofoca…

Não permita que qualquer parte do seu corpo seja a porta de entrada da morte para você. Cerque-se dos mandamentos divinos e esteja protegido das armadilhas do inimigo.