De vez em quando, eu acordo me sentindo no fundo do poço. Fico mais sensível, ansiosa, vulnerável ao choro e impaciente comigo mesma e com os outros. Você já se sentiu assim? Quando isso acontece, aprendi a me perguntar: Por que estou me sentindo assim? Que pensamentos poderiam estar desencadeando estas emoções? Quanto mais nos concentramos em nós mesmas e nas nossas emoções “para baixo”, pior nos sentimos.
Quando converso com mulheres ao redor do mundo, percebo que não sou só eu que passo por isso. Podemos tornar os fardos da vida duas vezes mais pesados, conforme diz Ellen White, por estarmos “sempre antecipando aflições”, o que traz “infortúnio” sobre nós mesmas e lança “sombras sobre todos os que nos rodeiam” (A Ciência do Bom Viver, p. 150 ). Nossa vida se torna deprimente e cheia de ansiedade. Isso não é bom!
A boa notícia é que existe um antídoto. Chama-se gratidão! Estudos sugerem que as pessoas que têm o costume de fazer uma “lista de gratidão” têm a saúde mental melhor do que aquelas que não têm esse hábito. Na verdade, enquanto eu fazia pesquisas com pessoas que sofreram traumas na infância, observei que aquelas que cultivavam uma atitude de gratidão tinham melhor saúde mental e física do que aquelas que não agradeciam. Mas esse antídoto não é novidade. Nas palavras da inspirada escritora: “Coisa alguma tende mais a promover a saúde do corpo e da alma do que um espírito de gratidão e louvor” (A Ciência do Bom Viver, p. 153 ). Quando estou para baixo, gosto de me concentrar nas promessas de Deus. “Que a paz de Cristo seja o árbitro no coração de vocês […]. E sejam agradecidos” (Colossenses 3:15).
Tire apenas cinco minutos para listar algumas das suas bênçãos. Ao final do dia, escreva três coisas que correram bem e algo que não aconteceu, que você temia que acontecesse. Concentre-se nas bênçãos que você tem (se você se concentrar no que não tem, terá menos ainda). Faça isso todos os dias.
Se hoje sua mente está cheia de dor, tente não pensar. Imagine-se sendo abraçada pelo nosso Deus de amor. Descanse nos Seus braços. Agradeça a Ele por Seu amor. Deixe que sua gratidão e seus cânticos de louvor ascendam ao Céu como um aroma suave. Então, veja Deus colocar um sorriso em seu rosto.
{ Katia Garcia Reinert }