Em um certo domingo, meu filho, Greg, sua esposa, Jenelle, e seus três filhos vieram me visitar. Entreguei à pequena Avery, de cinco anos, papel e giz de cera, para que ela desenhasse ou escrevesse letras e números. Depois de um tempo, ela pediu para jogar no meu iPad. Jogou por uns 15 minutos, até que sua irmã, Kennedy, que mal tinha dois anos, veio assistir e tocar na tela de vez em quando. O pequeno Jackson, que tinha poucos meses, dormia como um anjinho ali perto.
Enquanto eu voltava da cozinha com sucos e petiscos, vi Kennedy mexendo no iPad. Ela estava passando as fotos da família que estavam no rolo da câmera.
– Como ela conseguiu acessar o aplicativo de fotos? – perguntei. – Onde ela aprendeu isso?
– Não sei – foi a resposta tanto do Greg quanto da Janelle. Enquanto isso, Kennedy, que não estava prestando atenção na conversa, continuava a passar o dedinho sobre as fotos. Era muito interessante observá-la passando as fotos uma a uma. Ficamos olhando perplexos. Mas logo nossas risadas acordaram o pequeno Jackson, que era um bebê sempre calmo e feliz.
Uma preciosa lição me foi relembrada: as crianças aprendem rápido. Kennedy provavelmente aprendeu as técnicas de selecionar, minimizar e passar as fotos ao observar a irmã ou, quem sabe, a seus pais usando o celular e outros dispositivos digitais. Ninguém disse: “Kennedy, faça assim ou assado.” Ela simplesmente observou, aprendeu e fez sozinha.
O que mais a pequena Kennedy, ou qualquer outra pessoa, estaria aprendendo de mim? Aquela canção infantil que diz: “Cuidado mãozinha o que pega” me veio à mente. Eu sabia qual era a próxima lição: a todo momento, eu estou deixando uma impressão nas pessoas com tudo o que falo, vejo, toco e faço – querendo ou não! Que pensamento esse que cruza a minha mente!
Será que meu exemplo está mostrando Jesus e Seu amor, ou está mostrando o poder do inimigo em minha vida por meio de palavras e ações maldosas para com os outros? Oro para que esteja mostrando Jesus, hoje e sempre! E você, minha amiga, tem mostrado Jesus?
{ Íris L. Kitching }