Segunda-feira
16 de dezembro
Uma ponte de madeira
Tive por necessidade escrever-vos, e exortar a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. Judas 3, ACF

Claudio Dessignet e sua família foram os primeiros adventistas que chegaram ao Chile, em 1885, vindos da França. Em 1894, os colportores pioneiros A. Nowlin, Frederick Bishop e Thomas Davis se uniram à família Dessignet.

No começo, as dificuldades eram imensas, mas os milagres do Senhor são sempre maiores. Os pioneiros não hesitaram em ser consumidos pela causa que tanto amavam.

O pioneiro Victor Thomann, evangelista nato, falava seis línguas e buscava todas as maneiras de alcançar pessoas: colportagem, pregação, educação e outros. Ele viajava longas distâncias para visitar novos grupos de adventistas e encorajá-los a ser fiéis, aprofundar seu conhecimento bíblico e participar da missão.

Em 1905, ele viajava a cavalo dentro de uma grande floresta de pinheiros levando uma grande soma de dízimos e ofertas. De repente, ouviu o som de outros cavalos galopando em sua direção e percebeu que seria assaltado.

Seguiu ao lado do rio Tolten, percorrendo um caminho paralelo, até chegar a uma ponte de madeira. Viu uma casa grande e iluminada do outro lado do rio, atravessou a ponte e perguntou se havia alguma acomodação.

Ficou surpreso quando descobriu que a casa era o posto policial que fazia a segurança da região. A maior surpresa ainda estava por vir. Os policiais o receberam e o convidaram para entrar. Assim que entrou, um dos policiais lhe perguntou como havia conseguido chegar até lá. “Atravessei a ponte de madeira”, disse ele. Então o policial lhe disse de forma contundente: “Não há ponte neste lugar nem nesta região do rio.”

É emocionante ver como Deus cuida de seus missionários fiéis. Em 2017, visitando Temuco, no sul do país, encontrei outro pastor Victor Thomann, que é bisneto do pioneiro e tem o mesmo nome. Ele me emprestou a Bíblia do missionário e fiquei emocionado ao tocar aquelas páginas que fortaleceram sua confiança e levaram salvação a tantas pessoas.

Essa história me faz pensar sobre nossa missão de advertir o mundo. Ellen White nos pergunta: “Que estamos fazendo, como indivíduos, para levar a luz a outros? Deus deixou a cada homem sua obra; cada um tem sua parte a desempenhar, e não podemos negligenciar essa obra senão com risco para nossa alma” (Mensagens Escolhidas, v. 1, p. 126). Faça sua parte cada dia!