Quinta-feira
08 de setembro
Uma questão de coragem
Ainda assim, muitos líderes dos judeus creram nele. Mas, por causa dos fariseus, não confessavam a sua fé, com medo de serem expulsos da sinagoga. João 12:42

Ninguém gosta de se sentir um peixe fora d’água ou o único carro na contramão da rodovia. Infelizmente, em diversas ocasiões essa é a realidade do cristão. Foi esse dilema que fez o jovem Isaque querer deixar a faculdade. Ele não se sentia bem quando as pessoas tentavam associar sua imagem com a de Jesus. Tinha certo receio de admitir publicamente quem era.

Isaque não se sentia bem em compartilhar o que conhecia a respeito de Jesus porque temia a cobrança que isso poderia gerar em seus relacionamentos na universidade. O rapaz tinha que escolher entre dois sentimentos: amar a Cristo e se comprometer com Ele ou viver e se comportar da mesma forma que os colegas de faculdade que conversavam sobre tudo, menos de Deus e da religião.

A decisão não foi fácil. Optou por permanecer na faculdade e lutar para ser coerente em sua fé. A cada dia, ele tinha que se superar e vencer a tentação de esconder a identidade religiosa que professava.

A Bíblia apresenta também casos de pessoas que tiveram medo de ter a imagem pessoal associada à de Jesus. Nicodemos O procurou na calada da noite para indagar sobre o reino dos Céus. Vários sacerdotes até se simpatizavam com a pregação Dele, mas seu status religioso não permitia que se associassem a um simples pregador da Galileia. Na noite da morte de Jesus, os discípulos se dispersaram, temendo as implicações da condenação do Mestre. Por último, o grande apóstolo Pedro negou o Senhor.

Apesar desses episódios de infelicidade, alguns desses homens tiveram momentos de reflexão, arrependimento e mudaram de vida. Nicodemos se tornou grande financiador da causa após a morte de Jesus. Os discípulos continuaram o legado de Cristo e levaram o evangelho ao mundo a custo de suor e sangue. O próprio Pedro se tornou mártir. De acordo com a tradição, pediu para ser crucificado de cabeça para baixo, porque não se considerou digno de morrer na mesma posição que o Senhor.

Você estaria disposto a mostrar Jesus aonde for? Mesmo enfrentando a crítica e o desprezo, considera o que Cristo fez por você mais valioso do que o valor que as pessoas lhe atribuem? Assuma sua identidade publicamente e professe sua fé no Salvador!