O refrão da bela canção “Sonda-me”, composta em forma de oração, diz: “Usa-me, Senhor, usa-me / Como um farol que brilha à noite / Como ponte sobre as águas / Como abrigo no deserto / Como flecha que acerta o alvo / Eu quero ser usado, da maneira que te agrade / Em qualquer hora e em qualquer lugar, eis aqui a minha vida / Usa-me, Senhor, usa-me.”
Essa música fala sobre o desejo de alguém ser útil para Deus. A poesia compara a vida de utilidade com a luz na noite escura, a ponte como elo entre dois lados, o conforto de um abrigo e a flecha certeira, que não se desvia nem para a direita nem para a esquerda, mas vai ao ponto. É assim que Deus espera que nos comportemos em seu serviço.
Ele está ansioso para nos dar a mão e nos fazer pessoas de valor, úteis em sua missão. Ellen White diz: “Os anjos estão esperando para cooperar com os instrumentos humanos, para revelar ao mundo o que se podem tornar os homens, mediante a união com o Divino, e o que pode ser realizado em favor da salvação das almas prestes a perecer. Não pode haver limite à utilidade de uma pessoa que, pondo de parte o eu, oferece margem à operação do Espírito Santo em seu coração e vive uma vida inteiramente consagrada a Deus” (A Ciência do Bom Viver, p. 159).
Vivemos num tempo em que as pessoas querem ser servidas, entretidas e amadas e, quase nunca, o contrário. O capitalismo fez de todos nós clientes. Como tais, achamos que o mundo deve girar em torno de nossas vontades e supostas necessidades.
Entretanto, o quadro da vida real não é como as egocêntricas e caricaturadas peças publicitárias pintam. Viver é estar em relacionamento, e isso impõe assumir comportamentos úteis para a sociedade e, acima de tudo, servir ao mundo dando às pessoas o que mais precisam, ou seja, a mensagem da salvação. Gente assim nunca será cortada da Videira verdadeira.
Não se esqueça: só podemos ser úteis se estivermos ligados a Deus, pois Ele é o exemplo maior de serviço em favor dos outros. Como disse Spurgeon, “Deus escreve com uma pena que nunca borra, fala com uma língua que nunca erra, age com uma mão que nunca falha.” Hoje, Ele conta com você. Coloque-se à disposição, manifeste o sincero desejo de servir a Deus em qualquer hora e em qualquer lugar. Diga do fundo do coração: “Usa-me, Senhor!”