A mensagem do verso de hoje também está registrada em Lucas 12:6 e 7. Está escrito: “Não se vendem cinco pardais por duas moedinhas?” Matemática nunca foi a minha matéria favorita na escola, mas eu aprendi a fazer as contas básicas. Aqui está o problema: Mateus anuncia dois pardais por uma moeda. Lucas fala de cinco pardais por duas. Afinal, se uma moeda compra dois pardais; com duas moedas, certamente você compraria quatro. Lucas, porém, diz que dá para fazer mais.
Em realidade, não importa muito o preço exato dos pardais no tempo de Jesus. O que Cristo estava ensinando é o fato de que, embora esses bichinhos valham pouco para as pessoas, Deus não Se esquece de nenhum deles. A partir dessa verdade, Jesus arremata Seu ensino: “vocês valem mais do que muitos pardais!” (Mt 10:31). Se Deus não Se esquece dos pardais, isso significa que Ele tem você sempre em mente.
Jesus é o único que pode colocar uma etiqueta de preço no ser humano. Ele nos criou e, com Seu sangue, nos redimiu. Por isso garante que valemos mais do que muitos passarinhos. Muito mais.
Encontro tantos jovens que medem seu valor pelos símbolos exteriores de identificação coletiva. Às vezes são tipos de bermuda ou boné, corte de cabelo ou a marca da maquiagem. Nada disso representa bem quem você é nem determina seu valor.
Jesus usou essa ilustração para mostrar quanto valemos para Deus. Se ninguém valorizar você, saiba que Deus valoriza. Se ninguém se importar com você, Ele Se importa. No fim das contas, o valor real das coisas é determinado pelo comprador.
É assim que descobrimos o quanto valemos.
Jesus determina o preço de nossa existência. Ele nos comprou com Seu sangue ao dar a própria vida para nos resgatar da condenação do pecado (1Pe 1:18, 19). Ele não morreu por pardais, mas por pessoas feridas e rejeitadas, como eu e você. Não despreze, desvalorize ou desperdice sua vida. Você vale muito mais do que muitos passarinhos!