Quinta-feira
09 de novembro
VALORIZE A VIDA
Não matarás. Êxodo 20:13

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio por ano no mundo. No Brasil, uma pessoa tira a própria vida a cada 45 minutos, mas para cada morte existem outras 20 tentativas. Outro dado alarmante é que grande parte dos suicídios ocorre entre os jovens. Nos últimos 20 anos, o suicídio cresceu 30% entre os brasileiros de 15 a 29 anos, tornando-se a terceira principal causa de morte nessa faixa etária, precedida apenas pelos acidentes e homicídios. 

Diante dessa pandemia silenciosa, psicólogos e psiquiatras procuram desvendar os reais motivos de alguém desejar se privar da própria existência. Depressão, bullying, uso de drogas e sentimentos de perseguição são os principais fatores que desencadeiam o suicídio. Em vista desse quadro, amigos e familiares devem ficar atentos. Quando observarem algo estranho, precisam buscar imediatamente ajuda profissional. 

O sexto mandamento da lei de Deus afirma que ninguém tem o direito de tirar a própria vida, pois somos criação divina e templos do Espírito Santo (1Co 6:19, 20). Quando alguém se suicida, está dizendo que Deus não é suficiente para auxiliá-lo na resolução dos problemas. Em outras palavras, o suicida diminui a onipotência de Deus. É claro que o Senhor é que julgará cada caso. Ele conhece as angústias do coração e sabe o motivo das nossas ações. Porém, ninguém possui autorização de pôr fim à vida. 

Existe, contudo, outra forma de suicídio, mais velada e pouco discutida. É o suicídio “parcelado”. Há muita gente que escolhe morrer em “suaves prestações”, destruindo a vida com bebidas, fumo, drogas, glutonaria e vivendo de forma desregrada ou sedentária. A intemperança também é uma modalidade de suicídio, sabia? Isso inclui tanto o apetite de alimentos quanto o apetite sexual. Quem incorre na imoralidade destrói as forças vitais e inicia uma decadência física e mental cujo resultado é a morte. 

Precisamos entender que existem leis que regem o funcionamento do nosso organismo, e essas leis devem ser obedecidas. O mandamento “não matarás” também está relacionado aos princípios de saúde. 

Como você tem cuidado do seu corpo? Faz uso dos remédios naturais deixados pelo Criador? Valorize hoje a vida, começando pela sua. Você é templo de Deus!