Abelhas, aranhas e escorpiões estão entre os pequenos bichos mais temidos. A simples possibilidade de ser ferroado por uma abelha, por exemplo, já causa medo. E não é sem motivo. Além de deixar o ferrão na carne da vítima, a abelha injeta uma pequena dose de veneno. Um enxame de abelhas pode matar uma pessoa rapidamente. Mas há casos em que basta uma abelha ou uma vespa. Pessoas alérgicas ao veneno desses animais entram em choque, param de respirar, o coração para de bater e morrem.
Se você perceber que vai ser atacado e sabe que não vai conseguir fugir, faça isso se for capaz: fique parado. Se houver um arbusto por perto entre embaixo e não se mexa, não faça nada, não mate as abelhas. Uma abelha morta libera feromônios suficientes para atrair uma centena delas. Se você puder se controlar, é bem provável que elas façam umas mil voltas em torno de sua cabeça e o deixem em paz, sem picá-lo. Agora, é melhor não provocá-las para saber se isso dá certo ou não.
Chamamos de peçonha o veneno das aranhas e dos escorpiões. Entre as aranhas, o veneno mais forte é o da armadeira. Ele faz a pessoa ficar tonta, com enjoo, e o coração parar de bater. Pode matar, caso não seja aplicado o antídoto imediatamente. Entre os escorpiões, o de cauda grossa tem o veneno mais forte. Também faz com que a respiração e o coração parem.
Alguns tipos de peçonha servem apenas para atordoar a vítima, facilitando a tarefa de matá-la. Para não ser percebido enquanto suga o sangue dos animais, o carrapato injeta neles um anestésico. O veneno desse bicho ajuda a digerir seus alimentos.
O veneno serve como ilustração do mal que as palavras ferinas ou mentirosas podem causar. As palavras podem destruir como um veneno. Matam a alegria e o contentamento, deixando a tristeza em seu lugar.
O veneno da língua se manifesta sempre às escondidas. Ele se esgueira como serpente, levando e trazendo mensagens negativas. Espalha ocultamente o mal, paralisando, desanimando e sufocando amizades. Quem não consegue se controlar e tem sempre alguma coisa ruim para falar, destila mais veneno do que a aranha armadeira. É bom ficar longe. Evite mesmo.