Acidentes envolvendo veneno são comuns. Os rótulos de muitos produtos tóxicos contêm a recomendação: “Mantenha fora do alcance das crianças.” O envenenamento e a intoxicação podem ser muito perigosos e produzem risco de morte real.
Certa família quase viveu uma tragédia por causa disso. A casa estava empesteada de formigas, e os moradores do local não sabiam mais o que fazer. Alguém teve a ideia de misturar veneno de rato em um pote com doce de leite. O plano era que as formigas, atraídas pelo açúcar, se lambuzassem no doce e morressem envenenadas sem se dar conta. O problema é que se esqueceram de manter a “obra de arte” fora do alcance das crianças.
O resultado: os dois filhos pequenos do casal tiveram que passar alguns dias internados no hospital e, por pouco, não morreram vítimas de envenenamento. Não é incomum relatos como esse.
Veneno é perigoso; misturado com comida, no entanto, pode disfarçar a sua malignidade para um desavisado. A comida funciona como uma isca que envolve e esconde o anzol tóxico. Existem outras formas perigosas de disfarçar alguns venenos muito perigosos.
A mágoa, por exemplo, é um terrível veneno para o coração. Disfarçado de sentimento legítimo, corrói a vitalidade das pessoas. Alimentar sentimentos ruins, como inveja e rancor, é pecado. Além de não ser apropriado pensar algo assim sobre alguém, o efeito pior não é sentido pelo outro, mas por quem o nutre no coração. Quem faz isso se encaixa perfeitamente nesta comparação: “É como alguém que bebe um copo com veneno e espera que o inimigo sinta os efeitos e morra.” Terrível engano! Quem se prejudica de verdade é aquele que está sendo corroído, aos poucos, por sentimentos nocivos dos quais não consegue se libertar.
Vale a pena seguir o sábio conselho do patriarca Jó. O ressentimento mata o tolo e o insensato. Você guarda alguma mágoa ou ressentimento de alguém? Tem levado uma vida de crítica, amargura e vingança porque não consegue se desvencilhar de sentimentos mal resolvidos em sua mente? Não misture veneno com comida. Não se intoxique com rancor e mágoa. Nutra-se com a felicidade e a paz. Fique longe dos venenos da vida.