A situação estava tensa na sala de reuniões. Já estávamos ali havia muito tempo tentando esclarecer a confusão. Uma aluna da escola estava acusando outra de roubar seu dinheiro. Enquanto a suposta vítima fazia acusações veementes, a acusada negava em lágrimas o que era falado a respeito dela. Era a palavra de uma contra a outra. Porém, em um momento, tudo mudou.
Uma terceira aluna resolveu revelar o que estava acontecendo. A acusadora estava encenando tudo para tentar prejudicar a colega de classe. Tudo foi provado com conversas enviadas pelo WhatsApp. As acusações eram mentirosas. O constrangimento foi geral, e a menina que estava com um ar de superioridade ao acusar a colega, em um minuto, se retraiu envergonhada por ter sido descoberta. Mentir para prejudicar alguém é algo muito ofensivo contra a pessoa sobre quem se mente e também contra o Céu.
Jesus Cristo, quando esteve na Terra, sofreu acusações falsas. Portanto, Ele sabe exatamente o que as pessoas que sofrem injustiças sentem. Quando os líderes judeus O prenderam, não tinham acusações suficientes para condená-Lo à morte. O evangelista Mateus descreveu assim a cena: “Os chefes dos sacerdotes e todo o Sinédrio estavam procurando um depoimento falso contra Jesus, para que pudessem condená-Lo à morte. Mas nada encontraram, embora se apresentassem muitas falsas testemunhas. Finalmente se apresentaram duas que declararam: ‘Este homem disse: ‘Sou capaz de destruir o santuário de Deus e reconstruí-lo em três dias’’” (Mateus 26:59-61).
A falsa acusação levou Cristo para os passos seguintes de Sua jornada até o Calvário. Cristo sabe exatamente o que sentem os injustiçados. Por outro lado, Ele sonda os corações daqueles que inventam acusações falsas contra o próximo.
A mentira não é algo aceito no reino de Deus. Ela não combina com os princípios básicos do Céu. Falar a verdade: é isso o que Deus espera de Seus filhos. João escreveu: “Não lhes escrevo porque não conhecem a verdade, mas porque vocês a conhecem e porque nenhuma mentira procede da verdade” (1 João 2:21).
Aqui está o segredo para sempre estarmos longe da mentira. A verdade só provém da verdade. Por isso, una-se a Cristo. Ele é a verdade e fará a verdade também ser a base de sua vida.