Anualmente a equipe do dicionário Oxford elege a palavra mais importante para a língua inglesa. Em 2016, a escolhida foi “pós-verdade”. De acordo com o dicionário, o prefixo “pós” transmite a ideia de que a verdade ficou para trás. Esse é um neologismo usado para indicar que as pessoas preferem os boatos aos fatos.
O profeta diz que “o coração é mais enganoso que qualquer outra coisa” (Jr 17:9). Isso explica por que a mentira tem ganhado cada vez mais espaço na sociedade. Quase todo mundo conhece alguém culpado por não dizer a verdade. As relações humanas estão contaminadas pelo vírus da mentira. E, em tempos de redes sociais, essa doença tem ficado ainda mais perigosa.
Mesmo assim, não gostamos de pessoas mentirosas. Gente que tem esse mau costume não é bem aceita no ambiente de trabalho, por exemplo. Os empregadores não querem um funcionário em quem não possam confiar.
Na vida, sonhamos em encontrar uma pessoa que olhe em nossos olhos e diga que nos ama com paixão e que seus atos confirmem suas palavras. Queremos amigos que não mintam para nós. Afinal, ninguém gosta de ser enganado. No entanto, todos nós já fomos passados para trás de alguma maneira.
Por isso, para definir a verdade, precisamos de um padrão absoluto. Em Provérbios 12:22, é dito que “o Senhor odeia os lábios mentirosos”. Deus abomina tanto a mentira que escreveu nos Dez Mandamentos assim: “Não darás falso testemunho contra o teu próximo” (Êx 20:16). Deus sabia que sem um padrão absoluto os casamentos acabariam ruindo, os negócios se tornariam inviáveis, as amizades não durariam muito tempo, a igreja perderia seu poder e a sociedade desmoronaria.
As Escrituras nos ensinam a falar a verdade como norma de vida. Tentar descobrir a verdade sem o auxílio da Bíblia é o mesmo que querer pilotar um avião sem conhecer o manual de pilotagem. Não é apenas arriscado, é impossível. A Bíblia é o guia absoluto da verdade. A Palavra de Deus é a fonte principal de toda a verdade. Nossa verdade particular ou mesmo nossa consciência não podem ser contrárias à verdade absoluta da Escritura Sagrada. Portanto, torne a Palavra de Deus o leme de sua vida, pagando o preço que for necessário!