Terça-feira
30 de agosto
Verdade ou mentira
Vocês não sabem que são santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês? 1 Coríntios 3:16

Algumas das primeiras formas pelas quais identificamos quem somos é pelo nosso nome. Quando eu era criança, um dos apelidos que meus pais me deram foi “Raio de Sol”, e aquilo sempre me fez sentir especial. Depois, enquanto eu crescia, fui adquirindo outras identidades. Na escola, eu frequentemente era chamada da irmãzinha do Bert e do Mark, mas, quando os professores faziam essa referência, nunca era positiva. Sempre era seguida de: “Mas você é muito mais tagarela do que eles eram”.

No ensino médio, eu tocava piano para os grupos musicais e para praticamente todo mundo que fazia solos, então muitos me identificavam como a menina que tocava piano. O tempo foi passando, e eu me tornei esposa e mãe. Você já percebeu onde quero chegar. Muitas vezes, o modo como nos vemos, seja positivo ou negativo, vem de fontes externas.

Meu filho fez a proclamação orgulhosa e eufórica de que ele amava matemática. Isso foi imediatamente seguido pela irmã dele chamando-o de estúpido. Você consegue imaginar o rosto dele ao processar aquele comentário. Se eu gosto de matemática, sou estúpido. Hummm. Isso certamente impactou a identidade dele.

Algumas maneiras pelas quais as pessoas nos identificam são verdadeiras. Eu era, de fato, bastante tagarela na escola. Eu era pianista. Contudo, meu filho, definitivamente, não era estúpido, embora sua irmã tenha dito o contrário.

Quem confirma sua identidade? Você dá ouvido ao que a sociedade diz a você, ao que seus amigos falam para você, ao que seus pais lhe dizem? Mesmo que, às vezes nos analisemos, tudo isso não é positivo e pode ser confuso, não é mesmo? Embora muitas pessoas digam coisas positivas sobre mim, existem muitas que não o fazem. Existe alguma verdade em tudo isso? Ou nada é verdade? Como sempre, para obtermos a verdade absoluta, precisamos consultar as Escrituras. Aqui existem algumas ideias para refletir quando você estiver tendo um dia difícil: Você é o templo de Deus e Seu Espírito habita em você (1Co 3:16); você é um ramo conectado à vinha que vive eternamente (Jo 15:5); você é uma criatura de Deus, criada em Cristo (Ef 2:10); e você é uma filha de Deus, com o Filho Dele vivendo em seu coração (Gl 4:6, 7).

Deus não é um mentiroso. Acredite no que Ele diz de você!

Robyn Williams