Sábado
16 de julho
Verdadeira liberdade
Portanto, se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres. João 8:36

Completar 18 anos é o sonho de muito adolescente. Isso é bem compreensível. Alcançar a maioridade significa começar a assumir as rédeas da própria vida, e poder, com responsabilidade, administrar o livre-arbítrio. Muitos, porém, confundem liberdade com libertinagem. Consideram que podem fazer o que bem entendem e acabam tomando decisões ruins.

Quando Fabiano completou 18 anos, ele estava ansioso para tirar a carteira de motorista e curtir a vida. Estava obcecado com as “benesses” da maioridade, que, para ele, podiam ser resumidas em uma frase: “Posso fazer o que bem entender.” Mas as coisas não são bem assim.

A fase adulta é caracterizada por responsabilidade e compromisso. Nessa idade, as pessoas passam a responder por seus atos. Não existe liberdade sem respeito, moral e ética. Tudo que dá a falsa sensação de liberdade se torna um instrumento de aprisionamento.

As pessoas são livres para fumar, beber e até usar drogas. Mas se seguem esse caminho, o resultado será a escravidão dos vícios. Alguém pode optar pelo sexo livre, mas não poderá fugir da escravidão dessa escolha. Existe liberdade para experimentar todo tipo de prazer carnal, mas a consequência sempre será aprisionamento no pecado e insensibilização do coração.

O que é liberdade, afinal? Seria ter o poder de fazer tudo o que se quer sem pensar nas consequências? Certamente não. A verdadeira liberdade consiste em poder escolher pelo melhor e não ser iludido com iscas pecaminosas, que, no fim, revelarão a sua verdadeira face. Ser livre é fazer tudo o que desejar, mas também ter força para não fazer o que não deve.

A liberdade dos 18 anos pode se revelar uma verdadeira decepção para alguns. A libertinagem resultará em escravidão às escolhas ruins e suas consequências. Não se engane! Você será verdadeiramente livre quando conhecer a Deus e fizer a vontade Dele. Só Jesus pode conferir a verdadeira liberdade. É como a Bíblia diz: “Se o Filho os libertar, vocês de fato serão livres” (Jo 8:36).