Dentro de um copo, a água não é livre, mas sem o copo, ela se espalha e se esvai. E agora? Podemos dizer que, no ato de nos comunicarmos, somos escravos de nosso idioma, de nosso vocabulário, de nossa gramática. Ao mesmo tempo, o domínio desses componentes nos dá liberdade de expressão. Você é livre para se expressar nos Estados Unidos, mas, se não domina as regras da língua, como o fará? Sou livre para tocar belas melodias ao piano, mas, se não conheço as regras, não posso produzir outra coisa senão barulho.
O mesmo acontece com a liberdade individual. Para sermos verdadeiramente livres, temos que nos submeter em obediência às leis divinas e às leis da vida. Caso contrário, seremos escravos das circunstâncias. Somos livres somente quando conhecemos as regras e nos submetemos a elas.
Infelizmente, muitos confundem liberdade com desatino. Defendem a ideia de que a liberdade ocorre quando eu faço o que quero, à hora que determino e do jeito que desejo. Ser livre, entretanto, não significa ser insensato. Alguns chegam a dizer que gostariam de ser pássaros para sair voando livremente, sem rumo. Contudo, eles ignoram o fato de que os pássaros não voam sem destino. Todos têm um propósito ao voar, e os que voam mais longe respeitam a rota de sua viagem migratória.
Deus nos criou livres e inteligentes para pensarmos por nós mesmos. Assim, vemos que o ser humano sempre valorizou a liberdade e a individualidade. Para nos mantermos livres, porém, devemos nos submeter às leis Daquele que nos criou. Por isso, devemos respeitar as leis da natureza, da saúde, dos relacionamentos sociais, do trabalho, etc. Mas por que a liberdade está relacionada a tantas leis? Simplesmente para conter a destrutiva e egocêntrica natureza humana. Se não fosse nossa natureza pecaminosa, aí sim experimentaríamos a liberdade plena, submissos apenas à lei do amor. Essa é a promessa que temos: “Onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade” (2Co 3:17). Se você também quer ser livre, apegue-se a Deus, e Ele lhe concederá liberdade para amar em plenitude, viver em segurança e encontrar a verdade.